Olimpíadas 2016

Moradores da Vila Autódromo cobram obras e se negam a ocupar novas casas

CHRISTOPHE SIMON/AFP
Moradora da Vila Autódromo conversa com operários de novas casas imagem: CHRISTOPHE SIMON/AFP

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

As famílias remanescentes da Vila Autódromo, bairro que teve 96% de suas casas demolidas por conta da Olimpíada de 2016, reprovaram nesta terça-feira (26) as obras de reurbanização do bairro executadas pela prefeitura. Por conta da falta de iluminação pública e do calçamento em algumas áreas da comunidade, os moradores se negaram a receber as casas construídas pelo município para receber aqueles que resistiram ao processo de remoção da comunidade justificado por obras olímpicas. As novas casas seriam entregues nesta manhã.

Orientados pela Defensoria Pública do Rio de Janeiro, 20 famílias que vivem em containers ou casas antigas assinaram nesta terça um novo acordo com a prefeitura. Até o final da semana, o município vai concluir as obras restantes e, aí sim, os moradores farão a vistorias das novas casas antes da mudança para os imóveis.

Segundo a própria Prefeitura do Rio de Janeiro, até 2014, a Vila Autódromo abrigava 824 famílias. O bairro fica exatamente ao lado do Parque Olímpico da Rio-2016. Alegando a necessidade de obras viárias na região, o município iniciou o processo de remoção da comunidade.

Até março de 2016, 799 famílias deixaram a Vila Autódromo: uma parte delas ganhou apartamentos num condomínio construído por meio do programa Minha Casa Minha Vida e outra parte foi indenizada. Outras 25 famílias, entretanto, rejeitaram todas as propostas da prefeitura e insistiram em ficar no bairro.

O prefeito Eduardo Paes, então, um anunciou plano de reurbanização da Vila Autódromo. Ele iniciou a construção de novas casas para os moradores remanescentes do bairro e prometeu entregá-las, junto com toda a infraestrutura de um novo bairro, antes do início da Olimpíada de 2016, que começa no dia 5 de agosto.

A entrega das novas casas da Vila chegou a ser marcada para a sexta-feira (22). Naquele dia, porém, todas as novas casas ainda passavam por obras. Um mutirão de operários havia sido convocado para concluir as obras o mais rapidamente possível.

A entrega, então, foi adiada para esta terça. Por conta das pendências no plano de reurbanização, a mudança para os imóveis foi novamente adiada.

Procurada pelo UOL Esporte, a Prefeitura do Rio confirmou o adiamento e prometeu entregar a obra de acesso à igreja reivindicada pelos moradores até sexta-feira. 

Topo