Futebol

Escândalo do doping na Rússia também envolvia o futebol, diz jornal

David J. Phillip/AP
Rússia pode até ser excluída da Olimpíada por casos de doping imagem: David J. Phillip/AP

Do UOL, em São Paulo

Ameaçada de exclusão da Olimpíada por diversas acusações de doping, a Rússia também teria promovido esquemas fraudulentos no futebol. O jornal O Estado de S. Paulo informa ter tido acesso ao relatório elaborado pela Agência Mundial Antidoping (Wada) em que o governo russo teria falsificado exames de sangue de jogadores dopados.

Entre 2011 e 2016, 13 atletas russos foram considerados “limpos” em coletas feitas na Rússia mesmo tendo utilizados substâncias consideradas dopantes. A estratégia de falsificar resultados de exames antidoping foi a mesma adotada no atletismo da Rússia, que causou o banimento da modalidade nos Jogos Olímpicos.

A prática ilegal no futebol foi coordenada pelo Ministro dos Esportes da Rússia, Vitaly Mutko, que também preside a Federação Russa de Futebol. Mutko é membro do Conselho da Fifa.

No documento de 100 páginas apresentado pela Wada, Vitaly Mutko é mencionado mais de 20 vezes. Para o presidente russo, Vladimir Putin, Mutko não será suspenso ou afastado do cargo de Ministro dos Esportes. Mutko e Putin são aliados políticos.

A 15 dias da abertura dos Jogos Olímpicos do Rio-2016, a Rússia, ainda não sabe se estará presente nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro. O Comitê Olímpico Internacional (COI) deu prazo de mais sete dias para chegar a uma decisão sobre um possível veto a delegação russa. A expectativa era de que uma punição ou não seria decidida neste fim de semana após o julgamento do TAS.

Topo