Futebol

O que muda com o santista Zeca na lateral direita da seleção olímpica?

Assessoria de imprensa/CBF
Zeca é favorito a ser titular da lateral direita na Olimpíada imagem: Assessoria de imprensa/CBF

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

Destro, Zeca é quase sempre lateral esquerdo no Santos. Mas, na seleção olímpica, é favorito para ocupar o lado oposto. Nesta quarta-feira, ele explicou a diferença entre atuar nas duas funções. 

Inscrito com a camisa 2, Zeca ganhou espaço com a não liberação do Monaco-FRA por parte de Fabinho, que era o provável titular na Olimpíada. Nos amistosos preparatórios da seleção olímpica com Rogério Micale, nos últimos meses, ele atuou preferencialmente pela direita. 

"Pelo Santos, sempre joguei na esquerda, mas também já fui utilizado nas duas. (...) Nos treinamentos, estou treinando na direita. Mas as movimentações são iguais", comentou Zeca. 

Em sua explicação, o santista relatou que a vantagem de jogar pela esquerda é deixar sempre o adversário em dúvida sobre por qual lado irá atacar. Por ali, ele pode ir ao fundo, mas normalmente corta para a direita e finaliza de média distância ou opta pelo passe em profundidade. Se vai pela direita, em tese, precisa ir à linha de fundo, mas conta que nem sempre será assim. "A movimentação tem que ser feita para abrir espaço para o atacante pela direita", disse. 

Na avaliação do treinador Rogério Micale, Zeca oferece um ganho defensivo se atua pelo lado direito. Como tem um pé esquerdo mais apurado, dificulta as ações do atacante que vai marcar, sobretudo se for um jogador destro. 

"Na base, eu jogava de volante e meia. Já tinham feito as três alterações, o se lateral machucou e fui fazer parte da lateral. Depois desse jogo, não saí mais", contou o santista. 

Além dele, Micale conta com o atleticano Douglas Santos, favorito para ser o dono da posição na esquerda, e ainda William Asevedo, do Internacional, que deve ser suplente. 

Topo