Olimpíadas 2016

R. Augusto perde 10 dias de preparação à Olimpíada e só se apresenta dia 27

Steven Senne/AP Photo
Renato Augusto será último a se apresentar à seleção imagem: Steven Senne/AP Photo

Dassler Marques

Do UOL, em Teresópolis

O meia Renato Augusto só irá se apresentar para a Olimpíada na quarta-feira (27/07) da próxima semana, segundo anunciou nesta segunda a CBF. O meia do Beijing Guoan-CHN é um dos três jogadores acima dos 23 anos chamados e teve dificuldades para conseguir liberação. 

Entre a apresentação de boa parte do grupo, nesta segunda-feira, até o dia 27, que é quando chegará Renato, implicam na ausência dele de toda a preparação da seleção na Granja Comary. Se somado ainda o dia em que chega a Goiânia, o jogador perderá um total de 10 dias de trabalhos com o grupo do treinador Rogério Micale. 

Além de Renato Augusto, o Brasil começou os trabalhos para a Olimpíada nesta segunda-feira com duas ausências. Douglas Santos foi liberado ao Atlético-MG para enfrentar o Coritiba nesta noite e chega a Teresópolis na terça. O zagueiro Marquinhos ganhou permissão do PSG-FRA, mas está na França e só se apresenta na Granja Comary na quinta pela manhã. 

"O problema (sobre Renato Augusto) é a liberação do clube. Acho que o fundamental é que conseguíssemos a liberação dos atletas sem ter briga entre seleção e clube e atleta e clube. Ao mesmo tempo entendemos a situação dos clubes. Quem paga o salário, quem mantém o jogador, é o clube. Ao mesmo tempo o atleta conversa, solicita, tem a ajuda dos representantes", explicou o coordenador Erasmo Damiani.

Segundo a CBF, o prazo para a negociação com o Beijing Guoan foi curto, já que Renato só entrou nos planos a partir do corte de Douglas Costa na semana passada. Além disso, foi solicita a presença do atleta em partida pela Copa da China no dia 26 (quartas de final). "Começamos a conversar no dia 12 com o clube e eles tiveram dois dias para nos dar uma resposta", complementou Damiani. 

Em comunicado à imprensa, Renato explicou como conseguiu a liberação. “É a primeira vez que o clube vive isso, de ter um jogador convocado. Por isso que, no início, foi difícil de eles me liberarem. Passei meu ponto de vista, que era uma oportunidade única na minha carreira, ainda mais na minha casa. Como a comissão técnica é toda de ex-jogadores, perguntei a eles se, na minha posição, se eles pudessem jogar uma Olimpíada, aqui em Pequim, se não fariam a mesma coisa? O técnico concordou e aceitou”, disse. 

Ao todo, Renato Augusto terá apenas uma semana de preparação com Rogério Micale até a estreia na Olimpíada. O primeiro jogo do Brasil é no dia 4 de agosto, em Brasília, contra a África do Sul. 

Topo