Olimpíadas 2016

Hypolito sobre ex-técnico afastado: 'contato foi estritamente profissional'

RicardoBufolin/CBG
Diego Hypolito se apresenta na Copa do Mundo de ginástica, em São Paulo imagem: RicardoBufolin/CBG

Do UOL, em São Paulo

Após a divulgação das denúncias feitas contra o treinador Fernando de Carvalho Lopes, o ginasta Diego Hypolito resolveu emitir uma nota oficial para comentar o caso. O atleta se resumiu apenas a dizer que o contato entre os dois foi estritamente profissional ao longo dos últimos dois anos em que trabalharam juntos, em São Bernardo do Campo.

Lopes, de 38 anos, foi afastado pelo ADC São Bernardo e da seleção brasileira pela Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) por estar sendo acusado de abuso sexual por um menor de idade em processo que corre em segredo de Justiça no Ministério Público Estadual de São Paulo.

"A respeito das informações que envolvem o treinador Fernando Lopes, meu desejo neste momento é que os fatos sejam apurados e esclarecidos pelas autoridades competentes. Trabalhei nos anos de 2014 e 2015 em São Bernardo com ele e, meu contato ao longo desses dois anos foi estritamente profissional", disse o ginasta por meio de nota oficial.

RicardoBufolin/CBG
Fernando de Caravlho Lopes, ex-técnico de Diego Hypolito imagem: RicardoBufolin/CBG

A parceria entre Diego Hypolito e Fernando Lopes foi desfeita em maio deste ano, antes da Copa do Mundo de Ginástica, disputada em São Paulo. O ginasta, confirmado na seleção que estará nos Jogos do Rio, passou a treinar com Marcos Goto, que também treina o campeão mundial e olímpico Arthur Zanetti.

A Prefeitura de São Bernardo do Campo, que tem parceria com o clube ADC São Bernardo, evitou tecer mais comentários a respeito do assunto. "A Prefeitura de São Bernardo do Campo, por meio da Secretaria de Esportes e Lazer, informa que não vai comentar o caso, já que a tramitação do processo ocorre em segredo de justiça. A Pasta informa ainda que o técnico Fernando de Carvalho Lopes se encontra afastado de suas atividades com a ginástica artística desenvolvidas na cidade", disse por meio de nota oficial.

Já a Confederação Brasileira de Ginástica explicou o motivo do afastamento do treinador. "A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) vem por meio desta informar o afastamento preventivo do técnico Fernando Carvalho, em virtude do fato noticiado e notório desligamento da AD São Bernardo, considerando a motivação da suspensão e a eventual impossibilidade de comparecimento aos locais de treinamento, inviabiliza o desenvolvimento regular das suas atividades perante a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina. A CBG outrossim esclarece que a medida é cautelar para que o profissional possa se dedicar a sua defesa e até que haja pleno esclarecimento dos fatos", informou a CBG por meio de nota oficial.

Topo