Olimpíadas 2016

Confederação de Ginástica afasta treinador acusado de abuso sexual

RicardoBufolin/CBG
Fernando de Carvalho Lopes, foi afastado do comando técnico da seleção masculina de ginástica imagem: RicardoBufolin/CBG

Do UOL, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Ginástica afastou por tempo indeterminado o técnico da seleção masculina Fernando de Carvalho Lopes, acusado de abuso sexual. O treinador é investigado pelo Ministério Público Estadual após denúncia feita pelos pais de um ginasta menor de 18 anos, cuja identidade foi preservada pela Justiça.

Fernando trabalhava com Diego Hypolito desde 2014. Mas a parceria foi desfeita em maio, antes da Copa do Mundo de Ginástica, disputada em São Paulo. Hypolito passou a treinar com Marcos Goto, que também treina o campeão mundial e olímpico Arthur Zanetti.

“Houve essa decisão [afastamento do treinador] por parte da Confederação até que seja esclarecido e para que esse assunto não tenha qualquer interferência na preparação da equipe para a Olimpíada”, informou ao UOL Esporte o coordenador da seleção masculina de ginástica, Leonardo Finco, após reportagem da Folha de S. Paulo.

A reportagem tentou contato nesta sexta-feira de manhã com Fernando de Carvalho Lopes, mas as chamadas não foram atendidas. O desligamento de Fernando não vai alterar a rotina da seleção brasileira, que seguirá normalmente com os treinamentos em São Bernardo do Campo.

“O trabalho segue normal, mas é lógico que não gostaríamos que ocorresse isso a poucos dias da Olimpíada. Mas foi necessário”, complementou o coordenador da seleção de ginástica.

Segundo Marcus Vinicius Freire, diretor-executivo do Comitê Olímpico do Brasil (COB), Fernando não fazia parte da delegação brasileira credenciada para os Jogos Olímpicos e trabalhava como um técnico à parte.

Hypolito, Zanetti, Arthur Nory, Sérgio Sasaki e Francisco Barretto Júnior formam a equipe olímpica titular da seleção. Caio Souza e Lucas Bittencourt são os ginastas reservas

Fernando também foi afastado preventivamente do ADC São Bernardo, clube onde trabalhava. 

"Por enquanto não tenho nada, não sei de nenhuma denúncia feita. Nenhum advogado meu localizou nada sobre isso. Estou aguardando um posicionamento legal. Até agora, foi só fofoca", disse em entrevista à Folha.

"A Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) vem por meio desta informar o afastamento preventivo do técnico Fernando Carvalho, em virtude do fato noticiado e notório desligamento da AD São Bernardo, considerando a motivação da suspensão e a eventual impossibilidade de comparecimento aos locais de treinamento, inviabiliza o desenvolvimento regular das suas atividades perante a Seleção Brasileira de Ginástica Artística Masculina. A CBG outrossim esclarece que a medida é cautelar para que o profissional possa se dedicar a sua defesa e até que haja pleno esclarecimento dos fatos", informou a CBG por meio de nota oficial.

 

 

Topo