Olimpíadas 2016

Atualizada em 02.07.2016 02h35

Revolta argentina: Atriz causa polêmica ao carregar tocha em Foz do Iguaçu

Rio 2016
Atriz argentina Calu Rivero conduziu a tocha olímpica em Foz do Iguaçu (PR) e foi alvo de críticas imagem: Rio 2016

Do UOL, no Rio de Janeiro

Nova polêmica no revezamento da tocha dos Jogos Olímpicos Rio-2016. E, desta vez, entre os estrangeiros. Atletas e dirigentes argentinos não gostaram de ver a atriz e compatriota Calu Rivero percorrendo os 200 metros do percurso em Foz do Iguaçu (PR).

Nas redes sociais, eles demonstravam toda a revolta em ver uma artista ocupando a vaga que, para eles, deveria ser de um representante olímpico. Em poucos minutos, centenas de manifestações contrárias à participação de Calu no revezamento inundavam a internet.

Muito criticado e apontado como culpado pelo fato polêmico, o presidente do Comitê Olímpico Argentino (COA), Gerardo Werthein, negou que tenha participação no convite à atriz.

“O Comitê Olímpico Argentino nomeou apenas Sebastian Crismanich [do taekwondo] para carregar a tocha em 10 de julho”, esclareceu o dirigente, se esquivando da polêmica.

Este não é o primeiro caso envolvendo artistas no revezamento. No último dia 7, a ex-BBB Ana Paula dividiu opiniões ao conduzir a tocha. Muitos criticaram o fato de a artista não ter relação com o esporte, enquanto outros atletas eram esquecidos.

O Comitê Organizador Rio-2016 informou nesta sexta-feira que convidou Calu a participar do revezamento da tocha devido a sua popularidade em redes sociais. A participação visou a aumentar o engajamento de jovens argentinos com a Olimpíada do Rio, a primeira a ser realizada na América do Sul.

O Comitê Rio-2016 ainda ratificou que Crismanich, do taekwondo, participará do revezamento da tocha representando os atletas argentinos. Ele carregará a chama olímpica em Florianópolis, no próximo dia 10.

Topo