Vídeos

Queda de Dunga aumenta chance de volante do Inter ir às Olimpíadas

Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional
Rodrigo Dourado estava fora dos planos de Dunga e ganhou chance com Rogério Micale imagem: Ricardo Duarte/Divulgação SC Internacional

Dassler Marques e Jeremias Wernek

Do UOL, em São Paulo e Porto Alegre

A demissão de Dunga e consequente efetivação de Rogério Micale foi muito boa para Rodrigo Dourado. O volante do Internacional passou de carta fora do baralho para opção real e está na pré-lista da seleção olímpica. Os 18 escolhidos serão anunciados nesta quarta-feira (29).

Dunga tinha resistência ao nome de Dourado desde os tempos de Beira-Rio e não incluiu o camisa 13 entre suas opções para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro.

O ex-volante trabalhou no Internacional em 2013 e rejeitou os conselhos internos para promover e utilizar Rodrigo Dourado – que já havia passado pelo elenco principal um ano antes, com Fernandão.

Com a efetivação de Rogério Micale o conceito se alterou por completo. O treinador da seleção olímpica sempre gostou do estilo de Dourado. Com frequentes elogios a sua dinâmica, capacidade de chegar à frente e participação no jogo coletivo.

Foi sob o comando de Micale que Rodrigo Dourado foi convocado pela primeira vez. O volante participou dos amistosos contra Nigéria e África do Sul. Neste segundo, saiu lesionado e ficou quase três meses em recuperação. Superado o problema muscular, ele voltou a atuar pelo Inter e deu subsídios para estar como alternativa.

Rodrigo Dourado disputa posição em um setor cheio de indefinições no time olímpico. Rafinha Alcântara ainda precisa convencer a CBF de que está apto fisicamente. A dúvida é tanta que Renato Augusto, do Beijing Guoan-CHN, foi pré-convocado.

Walace, do Grêmio, Fred do Shakhtar Donetsk-UCR e Rodrigo Caio, do São Paulo, são nomes garantidos na relação final. O jogador do tricolor paulista poderá aparecer entre os zagueiros, ampliando as vagas para volantes.

Além de Rodrigo Dourado, o Internacional também conta com outros dois nomes na pré-lista: o lateral direito William e o meia-atacante Valdívia.

Topo