Olimpíadas 2016

Atualizada em 26.06.2016 16h00

Paes entrega inacabada a última arena em obras para Rio-2016

Vinicius Konchinski/UOL
Vista da fachada do Velódromo, que foi entregue inacabado no Rio de Janeiro imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Faltando exatamente 40 dias para o início da Olimpíada, a Prefeitura do Rio entregou ao Comitê Organizador da Rio-2016 a última de todas as arenas construídas ou reformadas para os Jogos de 2016. O velódromo do Parque Olímpico foi inaugurado neste domingo (26), apesar de ele ainda estar 97% pronto.

O espaço para as provas ciclismo é considerado o atrasado dos Jogos. O velódromo, que custou R$ 143,5 milhões aos cofres públicos, deveria estar pronta desde o final de 2015. Devido a atrasos, ele só deve ser concluído dias antes dos Jogos Olímpicos --ou seja, mais de seis meses após o prometido.

Vinicius Konchinski/UOL
imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Neste domingo, o próprio prefeito do Rio, Eduardo Paes, afirmou que detalhes da obra e a instalação de arquibancadas temporárias precisam ser concluídas para a Olimpíada. Segundo Paes, operários trabalharam durante toda a noite de sábado para domingo para que o velódromo fosse oficialmente inaugurado nesta manhã.

Mesmo assim, na cerimônia de entrega do velódromo, panos coloridos tapavam áreas inacabadas da arena olímpica. Do lado de fora, era possível ver que a fachada da arena ainda demanda acabamento.

De acordo com a Rioube (Empresa Municipal de Urbanização), nas próximas duas semanas, trabalhadores manterão o ritmo intenso na obra para que ele esteja em condições de receber competições da Olimpíada, que começa em 5 de agosto.

"Há detalhes a serem feitos, mas o velódromo tem condição de uso", disse Paes, sobre a situação do velódromo. "Superamos um dos grandes desafios da Olimpíada. Nos últimos dois meses, operários trabalharam 24 horas aqui."

"O velódromo foi incrivelmente complicado, mas com esforços combinados encontramos as soluções", afirmou o diretor esportivo do COI, Christophe Dubi. Apesar de a obra ainda estar inacabada, Dubi disse estar satisfeito com sua atual situação. Para ele, há tempo suficiente de deixar tudo pronto para a Olimpíada.

Histórico de atrasos

Paes lembrou que os atrasos no velódromo foram causados por problemas enfrentados pela empresa contratada para a obra, a Tecnosolo. A companhia está em recuperação judicial há anos. Mesmo assim, venceu a concorrência para construir o velódromo.

Por não cumprir prazos estabelecidos em contrato, a Tecnosolo teve seu contrato rescindido pela prefeitura. Ela foi substituída pela Engetécnica, que foi contratada emergencialmente há um mês.

Devido as constantes atrasos, o velódromo não recebeu um evento-teste. Neste final de semana, 34 atletas brasileiros e estrangeiros foram convidados a treinar na pista de ciclismo. Não houve competição entre eles.

O diretor de Instalações da Rio-2016, Gustavo Nascimento, afirmou que o treinamento foi suficiente para verificar que a estrutura esportiva do velódromo está pronta. Ele disse que, daqui a um mês, a arena estará em perfeitas condições de uso e a estrutura para atendimento de torcedores, completa.

O ciclista suíço Gael Suter concordou com Nascimento. Segundo ele, a pista do velódromo é boa. Quando a obra estiver 100% pronta, as condições de competição serão ainda melhores. "Estamos no meio de uma construção e há poeira. Mas há tempo para ficar tudo pronto", disse.


 

Topo