! Onça-pintada é mascote da delegação brasileira na Rio-16 bem antes de morte - 24/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Onça-pintada é mascote da delegação brasileira na Rio-16 bem antes de morte

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

A morte da onça-pintada Juma durante a passagem da tocha olímpica por Manaus na última segunda-feira comoveu o público e gerou diversas manifestações de indignação e revolta por todo o país e pelo mundo. O episódio gerou comoção pela brutalidade e por se tratar do abatimento de um animal da fauna brasileira ameaçado de extinção.

E é justamente por este risco de extinção e a importância de conscientizar as pessoas sobre a preservação da espécie que a onça-pintada foi escolhida há exatamente um ano para ser a mascote do Time Brasil - como é chamada a delegação brasileira em grandes eventos como o Pan e a Olimpíada.

A criação do Ginga partiu de uma parceria entre o Comitê Olímpico do Brasil (COB) e a Arca Brasil, uma organização não-governamental criada em 1993 para ajudar no combate à caça predatória e respeito aos direitos animais.

No momento trata-se de uma parceria institucional mas a partir do próximo ano, a maior parte da renda arrecadada com a venda da mascote será revertida ao projeto. No momento, os direitos de licenciamento da mascote não pertencem ao COB e sim ao Comitê Rio-16, que fará a comercialização de pelúcias em suas lojas oficiais na Olimpíada.

Wander Roberto/COB
imagem: Wander Roberto/COB

"O COB entendeu que a onça representa o grande animal brasileiro. Dentro disso, foi criada uma ação na qual mapeamos no país os trabalhos em prol da preservação. Queremos trazer a atenção das pessoas para este problema que temos. O COB atua como um facilitador neste processo", explicou ao UOL Esporte Marco Ciampi, presidente da Arca Brasil.
 
"Estão sendo delineadas ações na área de marketing para irmos atrás de mais patrocínios e apoiadores que estejam ao lado do sistema olímpico para gerarmos mais fundos para o projeto", seguiu Ciampi, que lamentou bastante a morte de Juma. "Foi um episódio lamentável, uma tragédia. Foi um gesto infeliz exibir o animal naquele contexto".
 
Na Olimpíada do Rio, o COB deverá dar bastante destaque ao Ginga. A entidade já confirmou a sua presença no Espaço Time Brasil - local de encontro dos atletas com a imprensa, patrocinadores e familiares. O COB também estuda a sua aparição na Vila Olímpica e na cerimônia de abertura.
 
"O COB aproveitará a alegria e o carinho com que o Ginga tem sido recebido, sobretudo pelos atletas e jovens, para utilizá-lo no Espaço Time Brasil e nos demais locais em que for permitida a sua aparição", afirmou a entidade por meio de nota. 

O órgão também lamentou o incidente ocorrido durante o revezamento da tocha na capital do Amazonas.
 
"O COB lamenta a fatalidade ocorrida com a onça Juma e seguirá apoiando os projetos de preservação da onça-pintada, animal que inspirou o Ginga, mascote do Time Brasil".
 
No ano passado, nos Jogos Pan-Americanos de Toronto (CAN), Ginga fez sua primeira grande aparição, com ações na Vila dos Atletas, no Espaço Time Brasil e até na cerimônia de abertura.

Ivo Lima/ME
imagem: Ivo Lima/ME

Topo