Olimpíadas 2016

Pelé é homenageado pelo COI com maior honraria aos esportistas

Paulo Whitaker/Reuters
Pelé recebe comenda da Ordem Olímpica de Thomas Bach, presidente do COI imagem: Paulo Whitaker/Reuters

Samir Carvalho

Do UOL, em Santos

O ex-jogador Pelé recebeu nesta quinta-feira uma homenagem em que foi presenteado com a comenda da Ordem Olímpica pelo Comitê Olímpico Internacional (COI), em Santos. Em cerimônia com as presenças do presidente do COI, Thomas Bach, e do presidente do COB, Carlos Arthur Nuzman, o ex-jogador ganhou a maior honraria que a entidade entrega aos esportistas.

“A ordem olímpica é a mais alta honraria que o COI entrega às pessoas. Representa reconhecimento por atuação acima de qualquer categoria. É a honraria máxima para aqueles que dedicaram sua vida ao esporte”, disse Bach.

“Tudo o que o Pelé fez dentro e fora do esporte foi para valorizar o esporte internacional. Toda vez que ele se manifesta renova os valores olímpicos: excelência, amizade e respeito”, completou.

Segundo Bach, a entrega da comanda foi definida em acordo com o COB de maneira rápida. “Por ser a honra maior, a gente deve esperar que toda vez que tenha nomeação as discussões não demorem muito. No caso de Pelé, durou poucos segundos”, contou.

Pelé agradeceu a homenagem e brincou com o fato de nunca ter participado de uma Olimpíada. Porém, se não teve a oportunidade de acabar com o tabu no futebol, ele espera que a seleção enfim fique com o ouro olímpico no Rio de Janeiro.

“Eu até brinco que o Brasil nunca ganhou a Olimpíada porque nunca joguei. E foi a oportunidade que Deus me deu com essa homenagem para torcer positivamente para que possamos, enfim, conquistar esse título”, disse.

É esperado que Pelé tenha algum tipo de participação na cerimônia de abertura dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, sendo cotado inclusive para acender a pira olímpica. No evento, Pelé também disse que considerou injusta a demissão de Dunga, mas acha que a seleção está em boas mãos com Tite.

Topo