Olimpíadas 2016

Presidente do COI espera obras até última hora e lembra aposta com Paes

Vinicius Konchinski/UOL
Thomaz Bach faz visita ao Rio de Janeiro e espera obras olímpicas até a última hora imagem: Vinicius Konchinski/UOL

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O presidente do COI (Comitê Olímpico Internacional), Thomas Bach, disse nesta quarta-feira (15) que o Rio de Janeiro ainda tem muitas coisas a resolver até o início da Olimpíada, daqui a 51 dias. Por isso, voltou a afirmar que deve encontrar operários trabalhando em obras no dia da abertura dos Jogos, em 5 de agosto.

"Eu terei oportunidade de chegar aos estádios e cumprimentar operários que ainda estarão trabalhando em obras para a Olimpíada", disse Bach, sem dar a entender que isso é essencialmente ruim para uma cidade-sede de Jogos Olímpicos. 

No início do ano passado, o presidente do COI havia feito a mesma afirmação em entrevista ao Jornal Nacional, da TV Globo. A declaração desagradou o prefeito do Rio, Eduardo Paes, responsável pela maioria das obras em arenas olímpicas. 

Paes chegou a lançar um desafio público a Bach. "Quero fazer um desafio ao presidente Bach. Ele disse que vai encontrar operários quando estiver chegando nos estádios, mas não vai. Vamos entregar tudo no prazo, com meses de antecedência", provocou Paes.

Bach foi lembrado do desafio do prefeito nesta quarta. Após reafirmar que as obras seguirão até a última hora, ele disse sorrindo: "essa aposta eu vou ganhar."

Confiança no sucesso da Rio-2016

O presidente do COI disse também que confia que a Olimpíada do Rio de Janeiro será um sucesso. Afirmou que governos estão comprometidos com o evento e que, apesar dos problemas pontuais, tudo será resolvido.

Um desses problemas é a construção da Linha 4 do Metrô do Rio. A obra está atrasada e depende de um financiamento federal de cerca de R$ 1 bilhão para ficar pronta. Bach disse que o presidente interino, Michel Temer, já prometeu agir nesse caso.

Outra obra bastante atrasada é a do velódromo. Ela deveria ter sido entregue no ano passado. Segundo Paes, só deve ficar 100% pronta após o final de junho. 

Topo