Olimpíadas 2016

Temer promete ajuda à Rio-2016 e abre as portas a Dilma em abertura

Twitter/Reprodução
Michel Temer em reunião com ministros no Rio de Janeiro imagem: Twitter/Reprodução

Vinicius Konchsinki

Do UOL, no Rio de Janeiro

O presidente interino, Michel Temer (PMDB), prometeu nesta terça-feira (14) que ajudará financeiramente a Rio-2016 no que ela precisar. Em sua primeira visita ao Parque Olímpico, Temer também disse não se opor à presença da presidente afastada, Dilma Rousseff (PT), em eventos como a cerimônia de abertura da Olimpíada.

"Para mim, tanto faz. Não tenho objeção. evidente que não tenho", declarou ele, em entrevista rápida após reuniões com representantes do COI (Comitê Olímpico Internacional) e o Comitê Organizador Rio-2016.

O presidente interino, aliás, disse que o fato de o impeachment de Dilma poder ser votado durante a Olimpíada não o incomoda nem vai atrapalhar os Jogos. "Não me preocupa nem minimamente. O Brasil não vive para quem os dirige, vive para seu povo. Em nome do povo é que estamos trabalhando."

Sobre a ajuda financeira para a realização da Olimpíada, Temer não deu detalhes. Disse, acompanhado de boa parte dos ministros de seu governo, que o apoio à Rio-2016 não será só um discurso. "Nós vamos colaborar não apenas com palavras, mas também com as necessidades financeiras", disse o presidente em exercício.

A conclusão da obra da Linha 4 do Metrô do Rio, por exemplo, é uma obra que depende de financiamento federal para ficar pronta até a Olimpíada, que começa em de agosto. Questionado sobre esse financiamento, Temer disse que está conversando com o governo do Rio, Francisco Dornelles (PP), para resolver a questão.

"Estão sendo finalizados os estudos. No começo da semana que vem devemos ter para que isso seja equacionado em definitivo", explicou.

Promessa olímpica, a Linha 4 é fundamental para o plano de transporte dos Jogos. Sua construção já consumiu mais de R$ 9 bilhões e ainda precisa de mais R$ 989 milhões do governo federal.

Primeira viagem como presidente

O presidente interino visitou o Parque Olímpico do Rio de Janeiro em sua primeira viagem oficial desde que assumiu a Presidência. Temer vistoriou a construção de arenas olímpicas acompanhado de ministros, do prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes (PMDB), e governador Dornelles (PP).

O presidente do COI, Thomas Bach, também acompanhou o presidente Temer. Essa foi a primeira vez que ambos encontram-se pessoalmente.

Bach disse estar feliz com o encontro, o qual ele descreveu como amistoso e produtivo. Disse que Temer ratificou os compromissos de governo assumidos pelo Brasil e que as medidas necessárias para a realização dos Jogos já estão sendo tomadas.

Bach falou com jornalistas horas antes de Temer. Disse que a Olimpíada é uma oportunidade para unir o país, mas desconversou sobre Dilma na abertura da Olimpíada. "Os convites para o lado brasileiro não são encaminhados pelo COI."

Topo