! Rubén Magnano pré-convoca seleção para Rio-2016. Faverani é surpresa - 10/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Rubén Magnano pré-convoca seleção para Rio-2016. Faverani é surpresa

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

Rubén Magnano anunciou nesta sexta-feira a lista dos pré-escolhidos para defender a seleção brasileira de basquete na Olimpíada do Rio de Janeiro com uma surpresa: o pivô Faverani, de 28 anos, que defende o Murcia (ESP) e já passou pelo Boston Celtics. Ele jamais disputou uma competição oficial pelo Brasil, apenas nas categorias de base.

"Sempre gostei muito dele (Faverani). Hoje, temos a possibilidade que esteja conosco. Ele tem muita vontade de vir, coloquei o nome na lista. Espero não ter surpresa. Ele está com muita vontade de participar da convocação. Depois vamos ver no trabalho de quase 40 dias se ele fica", afirmou o treinador.

Dos jogadores que estão na NBA, não foram chamados Tiago Splitter - que se recupera de uma cirurgia no quadril-, Bruno Caboclo e Lucas Bebê - que não vinham sendo chamados e são pouco aproveitados no Toronto Raptors - e Cristiano Felício, que tomou a decisão de não defender a seleção neste ano. O pivô do Chicago Bulls também vinha sendo pouco convocado por Magnano, mas fazia parte dos planos para os Jogos.

A lista ficou assim:

Armadores: Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers), Rafael Luz (Flamengo) e Raulzinho (Utah Jazz).
Alas: Alex (Bauru), Larry (Mogi), Leandrinho (Golden State Warriors), Marquinhos (Flamengo) e Vitor Benite (Murcia-ESP).
Ala-pivô e pivôs: Anderson Varejão (Golden State Warriors), Augusto Lima (Real Madrid), Guilherme Giovannoni (Brasília), Nenê (Washington Wizards), Rafael Hettsheimeir (Bauru) e Vitor Faverani (Murcia-ESP).

Dos 14 jogadores convocados, dois serão cortados para a definição do time olímpico. A apresentação ocorrerá em 24 de junho, em São Paulo, e os treinos começarão no dia seguinte no clube Hebraica. Atletas que defenderão a seleção B no Sul-Americano de Caracas (VEN), no fim de junho, também poderão se juntar ao grupo.

A preparação do Brasil terá um amistoso contra Austrália, em Mogi das Cruzes, além de um quadrangular na mesma cidade com China, Austrália e Lituânia. No dia 3 de agosto, a equipe ingressará na Vila Olímpica. Não sair do país foi um pedido de Rubén Magnano para a Confederação Brasileira de Basquete (CBB) para evitar deslocamentos grandes e desgaste.

"Felizmente conseguimos fechar tudo para ficar em casa. É um trabalho muito importante que foi feito pela CBB", afirmou.

Os adversários serão:

Nos Jogos Olímpicos, a seleção brasileira estreará contra a Lituânia no dia 7 de agosto. Depois, jogará ainda contra Espanha (9), uma seleção saída do Pré-Olímpico Mundial (11), Argentina (13) e Nigéria (15). Todas as partidas serão na Arena Carioca 1, sempre às 14h15 (de Brasília). Integrante do Grupo B, o Brasil precisa ficar entre os quatro primeiros para se classificar às quartas de final.

No Grupo A estão: Austrália, China, Estados Unidos, Venezuela e mais dois times que sairão do Pré-Olímpico Mundial.

Veja calendário de amistosos

21 a 25 de julho - amistosos em São Paulo com adversário a definir
28 de julho - Brasil x Austrália, em Mogi das Cruzes
30 de julho - Brasil x China (Desafio  Super BRA)
31 de julho - Brasil x Austrália ou Lituânia (Desafio Super BRA)
2 de agosto - amistoso em Mogi das Cruzes contra adversário a definir 

Topo