! Brasileiro dos Bulls pede dispensa, fica fora da Rio-2016 e irrita Magnano - 10/06/2016 - UOL Olimpíadas

Olimpíadas 2016

Brasileiro dos Bulls pede dispensa, fica fora da Rio-2016 e irrita Magnano

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

O brasileiro Cristiano Felício, de 23 anos, pediu dispensa da seleção de basquete e ficará de fora da Rio-16. Antes mesmo dos nomes serem divulgados, o atleta do Chicago Bulls anunciou que pediu para não fazer parte da equipe.

"Foi uma decisão muito difícil, a mais difícil que tomei em toda a minha vida. Fiquei pensando por muito tempo, refletindo sobre o que fazer. Durante semanas isso ficou na minha cabeça. Desde os meus 16 anos que jogo pela Seleção Brasileira, lembro bem de cada uma das convocações e esse é um momento único para mim. Estou vindo de um bom fim de temporada pelo Chicago Bulls, e, como todo brasileiro, vivendo também essa expectativa pelas Olimpíadas no Brasil”, escreveu.

“Conversei com a comissão técnica da seleção brasileira, expliquei a situação e deixei claro que isso não é uma escolha ou uma recusa ao Brasil mas, sim, algo de momento, e que em nada muda o meu respeito meu país. Não vou estar em quadra, mas vou estar na torcida, junto com todos os brasileiros, na certeza de que temos tudo para brigar por uma medalha nos Jogos”, completou.

Durante a convocação da seleção brasileira, ocorrida na manhã desta sexta-feira, o técnico Rubén Magnano mostrou-se descontente com a decisão de Felício.

"Claro que fico chateado. Faz tempo que estamos tentando, porque é um jogador de potencial, que investimos muito na base, e agora resulta que não podemos trazê-lo. Ele diz que é decisão pessoal e temos de entender. Entender não significa aceitar. Não vamos contar com ele. Fecho este capítulo agora, não adianta seguir falando", disse Magnano.

"Quando estive com ele nos Estados Unidos, estava tudo certo. Ele não estava jogando praticamente nada e conversei com ele que seria muito bom, com vistas à preparação e para pegar rodagem, que se integrasse ao grupo do Sul-Americano. E ele achou conveniente. Mas depois, quando comecei a escrever esta lista de convocados, a CBB me passou que ele não iria se apresentar porque decidiu jogar a Summer League (Liga de Verão)", completou.
 
Magnano pré-convocou 14 jogadores para a preparação da seleção brasileira para a Olimpíada do Rio de Janeiro-2016. A maior novidade é a presença do pivô Vitor Faverani, que jamais defendeu a equipe principal em torneios oficiais, apenas nas categorias de base.
 
Magnano também fez referências a Lucas Bebê, que defende o Toronto Raptors, e também foi deixado fora da lista.
 
"Não sei se é algo de vontade, ou algo pessoal. O Lucas Bebê, por exemplo, não foi colocado na lista porque vai jogar a Summer League. Ou seja, preferem jogar a Liga do que se apresentar nessa convocação. Infelizmente. Você deve ter atenção com o que fala e o que faz. Ele diz ter o sonho de jogar uma Olimpíada, e vai jogar a Liga de Verão. É uma incompatibilidade", disse o técnico.

Confira a convocação da seleção brasileira masculina:

Armadores: Marcelinho Huertas (Los Angeles Lakers), Rafael Luz (Flamengo) e Raulzinho (Utah Jazz).
Alas: Alex (Bauru), Larry (Mogi), Leandrinho (Golden State Warriors), Marquinhos (Flamengo) e Vitor Benite (Murcia-ESP).
Ala-pivô e pivôs: Anderson Varejão (Golden State Warriors), Augusto Lima (Real Madrid), Guilherme Giovannoni (Brasília), Nenê (Washington Wizards), Rafael Hettsheimeir (Bauru) e Vitor Faverani (Murcia-ESP).

Topo