Olimpíadas 2016

Alemanha pede exclusão da Rússia do atletismo na Olimpíada, diz jornal

Soeren Stache/AP Photo
Clemens Prokop, presidente da Federação Alemã de Atletismo, entrou com pedido no COI imagem: Soeren Stache/AP Photo

Do UOL, em São Paulo

O presidente da Federação Alemã de Atletismo, Clemens Prokop, enviou pedido ao Comitê Olímpico Internacional (COI) para que a Rússia fique fora do atletismo nos Jogos Olímpicos. Segundo o jornal Der Spiegel, os alemães entendem que o escândalo de doping envolvendo atletas russos “contamina” a disputa.

“As recentes revelações demonstram claramente que não haverá competição em igualdade. Isso significa que a fraude não é só com os atletas, mas com o COI e princípios olímpicos”, apresentou.

Em 17 de junho, a Federação Internacional de Atletismo definirá se mantém o banimento ao atletismo russo na Rio-16.

A situação da Rússia tem sido avaliada por causa do recente escândalo do uso de meldonium, medicamento cardiovascular proibido pela Agência Mundial Antidoping (Wada), durante os Jogos de Inverno, em Sochi, em 2014.

O antigo diretor do laboratório antidoping de Moscou, Grigory Rodchenkov, e um funcionário da agência antidoping local denunciaram à imprensa americana que 15 medalhistas russos nos Jogos de Inverno e outros atletas foram dopados por autoridades russas.

Além disso, há relatos que agentes do Serviço Federal de Segurança, a antiga KGB, manipularam amostras de urina durante o evento poliesportivo, para evitar que algum caso fosse revelado.

Revelações feitas pela televisão pública alemã "ARD" apontam que o ministro do Esporte da Rússia, Vitaly Mutko, encobriu pelo menos um caso de doping no escândalo que envolve o atletismo do país e que incidem em um suposto programa dirigido pelo governo.

O caso envolve um jogador que atua no Campeonato Russo, que testou positivo para a substância proibida Hexarelin em um teste realizado em agosto de 2014. Segundo a "ARD", os resultados das análises nunca foram divulgados, e o atleta também não foi suspenso.

Topo