Olimpíadas 2016

Murray consultará médicos sobre zika para definir se jogará na Rio-2016

AFP PHOTO / LEON NEAL
Campeão em 2012, escocês ainda é dúvida na disputa do tênis masculino em 2016 imagem: AFP PHOTO / LEON NEAL

Do UOL, em São Paulo

O tenista britânico Andy Murray pode não disputar os Jogos Olímpicos de 2016, no Rio de Janeiro. Medalha de ouro da modalidade em Londres-2012, o atual vice-líder do ranking da ATP admite que o temor do vírus zika pode afastá-lo da competição no Brasil em agosto.

A participação na Rio-2016 não está descartada, mas Murray quer conversar com médicos para saber os riscos que corre diante dos registros de zika no Brasil.

“Vou falar com médicos sobre isso e ver qual é o conselho deles”, disse o escocês, antes de sua partida pelas quartas de final de Roland Garros contra Richard Gasquet, segundo o jornal Daily Mirror. “Quero jogar, é claro, mas não sei como está a situação neste momento. Preciso de um pouco mais de informações antes de tomar uma decisão”, completou.

Murray não é o primeiro nome da elite do esporte mundial a colocar em xeque a participação nos Jogos Olímpicos por conta do risco de Zika. Antes dele, os norte-americanos Carmelo Anthony (basquete) e Hope Solo (futebol), o norte-irlandês Rory McIlroy (golfe) e o espanhol Pau Gasol (basquete) já admitiram temores semelhantes.

Diante do risco, Murray espera poder jogar no Rio. Segundo o britânico, a vitória sobre Roger Federer na final de Londres-2012 foi um dos melhores momentos de sua carreira.

“Sei como aquela semana foi especial para mim, então é por isso que me comprometo a jogar as Olimpíadas. Não entendo como alguns jogadores não querem jogar”, disse, sem citar nomes. “Há diferentes razões para jogar torneios às vezes. Para mim, a Copa Davis e os Jogos Olímpicos são eventos onde não jogo por pontos no ranking”, completou.

Topo