Olimpíadas 2016

"Estou avaliando não ir aos Jogos do Rio por conta do zika", diz Pau Gasol

AFP PHOTO / JORGE GUERRERO
Pau Gasol tenta arremesso durante jogo contra o Irã imagem: AFP PHOTO / JORGE GUERRERO

O jogador de basquete da NBA e da seleção espanhola Pau Gasol disse, nesta segunda-feira (30), que está "avaliando não comparecer ao Rio de Janeiro em agosto" por conta do zika vírus.

"Estou avaliando, como qualquer pessoa. Acredito que é um assunto importante", disse Pau Gasol em seu primeiro comparecimento após o fim da temporada da NBA, em uma reunião patrocinada pelo Banco Popular.

"Espero que os diferentes Comitês Olímpicos nacionais informem 100% da situação e riscos para os atletas, para que possam tomar uma decisão sobre assumir ou não este risco", acrescentou o pivô.

Pau Gasol seguiu falando do zika vírus e da situação de risco existente.

"Estou acompanhando tudo. Tenho informação privilegiada pelos meus contatos com cientistas e pesquisadores dos Estados Unidos e Espanha e tento compartilhá-la com meus companheiros. Falei com muitos e sei que alguns estão pensando em ampliar a família e isto pode afetar seus planos de futuro", ressaltou.

"Me surpreende o pouco que se fala sobre o zika. O desconhecimento é grande e isso gera dúvidas. Um grupo de 150 pesquisadores e cientistas enviaram uma carta à Organização Mundial da Saúde (OMS) alertando sobre estes riscos", apontou.

"Veremos o que acaba ocorrendo. O importante é a saúde dos esportistas, famílias e torcedores, não os Jogos. Também não se fala de dengue, que aumentou mais de 300% este ano", seguiu.

Topo