Federação de natação mantém suspensão de campeã mundial pega no doping
Dona de quatro títulos mundiais e uma medalha de bronze na Olimpíada de Londres-2012, a nadadora russa Yulia Efimova teve seu recurso para a suspensão da pena de doping por Meldonium negado pela Federação Internacional de Natação (Fina). Assim, a atleta não poderá competir na seletiva russa que começa neste sábado.
A nadadora e seus advogados entraram com o recurso aproveitando-se do fato de a Agência Mundial Antidoping (Wada) ter emitido um comunicado nesta semana informando que atletas flagrados no antidoping com Meldonium até o dia 1º de março com uma quantidade entre 1 e 15 microgramas por mililitro de urina poderiam ser anistiados. Esta quantidade poderia ser de apenas 1 micrograma após esta data.
O agente da atleta, Andrei Mitkov, informou no início da semana que Efimova testou positivo em quatro ocasiões., duas antes de 1º de março e duas depois.
A justificativa não foi aceita pela Fina, ao contrário do que já determinaram federações de outros esportes.
"Considerando a suspensão provisória imposta pela Fina à nadadora Yulia Efimova (RUS) e as recente recentes recomendações da Wada sobre o uso do Meldonium, o Painel de Doping da Fina decidiu por manter a suspensão provisória até que o julgamento seja realizado", disse a entidade por meio de uma nota oficial.
Sem participar da seletiva é quase certo que Efimova não participará dos Jogos do Rio mesmo que seja considerada inocente no julgamento.
A atleta de 24 anos também corre o risco de ser banida do esporte caso seja considerada culpada. Isso porque ela já cumpriu uma suspensão por doping em 2013. Ela ficou afastada das competições por 13 meses após ser pega com um esteroide.