Vídeos

Com boa nota e aniversário, Zanetti faz festa em evento-teste da Rio-2016

RicardoBufolin/CBG
Nota de Zanetti no evento-teste da ginástica foi a mesma que ele havia conseguido no título mundial de 2013 imagem: RicardoBufolin/CBG

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

A primeira competição do brasileiro Arthur Zanetti nesta temporada começou com festa. Não apenas pelo desempenho (o brasileiro obteve 15,800 pontos, igualou a nota que havia rendido a ele o título mundial de 2013 e avançou à etapa final com a segunda posição), mas pelo contexto: a série consistente aconteceu na HSBC Arena, palco da ginástica artística na Rio-2016, num evento-teste para os Jogos, no dia em que o atual campeão olímpico das argolas completava 26 anos. Com direito a um “parabéns a você” entoado pelos torcedores presentes, Zanetti reforçou neste sábado (16) a condição de protagonista na modalidade.

“Não vou dizer presente porque foi merecido. Fiz por merecer essa nota. Gostei da minha série e deu para acertar algumas coisas como chaveamento de punho. A gente abriu a mão nos elementos de força, cravou a saída, e as argolas não balançaram como estavam balançando nos treinos. A gente conseguiu ajeitar tudo isso, com a cabeça nos elementos, e mostrou na competição”, disse Zanetti.

O nome do brasileiro foi o mais festejado nas arquibancadas da HSBC Arena – o evento-teste da ginástica foi o segundo com público no Parque Olímpico da Barra da Tijuca em 2016. Da apresentação ao anúncio da nota, tudo que Zanetti gerou mais barulho do que os outros atletas.

Foi assim, por exemplo, depois que o ginasta encerrou a apresentação. Enquanto Zanetti vibrava, as pessoas que estavam na HSBC Arena cantaram parabéns para o ginasta.

O sábado de Zanetti só não foi perfeito porque ele foi superado pelo grego Eleftherios Petrounias, atual campeão mundial, que obteve 15,900 nas argolas. Os dois voltarão a se enfrentar na fase final do evento-teste, às 17h10 (de Brasília) de segunda-feira (18), na mesma HSBC Arena.

“Parâmetro para Olimpíada não é. Ginástica é momento, e naquele momento um é melhor do que outro. Ele não competiu nenhuma competição neste ano, e essa aqui é mais para quebrar o gelo, ver como está a série e avaliar se está no caminho certo ou não. Pelo que ele fez hoje [sábado], acho que está”, avaliou Marcos Gotto, técnico do ginasta brasileiro.

“Não é nem pelos atletas, mas dá para ter um parâmetro da minha série. Foi possível consertar os erros que a gente vinha cometendo”, completou Zanetti.

Sérgio Sasaki cai na barra fixa

O outro representante do Brasil no evento-teste da ginástica foi Sérgio Sasaki, 24. Depois de uma temporada marcada por lesões, ele disputou o individual geral e somou 84,631 pontos (19º lugar no geral).

A apresentação de Sasaki foi marcada por uma queda na barra fixa, primeiro aparelho do brasileiro. Por causa do tombo, ele obteve apenas 13,133 pontos.

Topo