Olimpíadas 2016

Atualizada em 14.04.2016 12h21

Brasil escapa da Alemanha e estreia contra a África do Sul na Olimpíada

Guilherme Costa, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

O Brasil não terá a Alemanha pela frente na fase inicial do torneio olímpico de futebol masculino. Na caminhada para o ouro inédito, a seleção - que integra o Grupo A - fará a sua estreia contra a África do Sul às 16h do dia 4 de agosto no Estádio Mané Garrincha, em Brasília.

O segundo adversário do time nacional será o Iraque, também em Brasília. A partida ocorrerá no dia 7, às 22h. Na última rodada do Grupo A, enfrentará a Dinamarca no dia 10, às 22h, na Arena Fonte Nova, em Salvador. Os adversários foram conhecidos em sorteio realizado na manhã desta quinta-feira no Estádio do Maracanã, palco da final. A cerimônia contou com a presença de Ronaldinho Gaúcho.

Grupo A: Brasil, África do Sul, Iraque e Dinamarca
Grupo B: Suécia, Colômbia, Nigéria e Japão
Grupo C: Fiji, Coreia do Sul, México e Alemanha
Grupo D: Honduras, Argélia, Portugal e Argentina
Os dois primeiros times de cada grupo avançarão diretamente às quartas de final.

Passando na primeira colocação de sua chave, o Brasil pegará o segundo adversário do Grupo B no dia 13 de agosto, em São Paulo, às 22h. 

Os alemães não estão no caminho do Brasil na fase inicial mas serão adversários do México, atual campeão olímpico. A primeira fase também reservará um duelo entre Argentina e Portugal no Grupo D.

Rival do Brasil na estreia, a África do Sul faz apenas a sua segunda aparição olímpica. A equipe obteve sua classificação ao terminar com a terceira colocação na Copa Africana de Nações Sub-23. No mês passado, em Maceió, os sul-africanos foram derrotados pelo Brasil por 3 a 1.

"Uma estreia você tem que vencer e começar com um bom jogo para ter confiança dentro de campo e ter a torcida ao nosso lado. Mas é claro que o primeiro jogo sempre tem adrenalina, nervosismo", analisou Dunga após o sorteio.

O Iraque está de volta à Olimpíada após ficar fora dos Jogos nas duas últimas edições, após ficar com o quarto lugar em Atenas-2004. Os iraquianos asseguraram a vaga olímpica ao terminar na terceira colocação do campeonato Asiático Sub-23, disputado neste ano no Qatar.

A Dinamarca está em sua nona aparição olímpica e obteve sua vaga ao alcançar a semifinal do Campeonato Europeu Sub-21 de 2015 ao alcançar a semifinal, fase na qual foi goleada por 4 a 1 pela Suécia.

"No papel todos os grupos são bastante equilibrados. O importante é fazer um bom trabalho, buscar o nosso sonho, respeitando os adversários mas confiando no Brasil", analisou.

Novos ingressos à venda para final

O Comitê Rio-2016 informou nesta quinta-feira que mais mil ingressos para as finais serão disponibilizados aos torcedores por meio do site oficial dos Jogos. Esta carga faz parte da cota de 1,3 milhão de entradas que o órgão está colocando no mercado.

No feminino, estreia do Brasil será contra a China

A seleção brasileira feminina de futebol iniciará a usa campanha na Olimpíada do Rio de Janeiro contra a China. A partida será realizada no dia 3 de agosto no Engenhão, às 16h.

O adversário da estreia do Brasil parou nas quartas de final do último Mundial, em 2015, e não obteve a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Além das chinesas, o Brasil terá pela frente a Suécia no dia 6, às 22h, também no Engenhão. A última partida da fase classificatória será às 21h do dia 9 em Manaus. Estas quatro seleções integram o Grupo E.

Com este sorteio, ficou definido também que África do Sul e Suécia protagonizarão o primeiro evento da Rio-2016. As seleções se enfrentarão às 13h do dia 3 de agosto no Engenhão.

Grupo E: Brasil, China, Suécia e África do Sul
Grupo F: Canadá, Austrália, Zimbábue e Alemanha
Grupo G: Estados Unidos, Nova Zelândia, França e Colômbia
Na primeira fase, a seleções se enfrentarão entre si dentro de cada chave com as duas primeira colocadas avançando diretamente às quartas de final. Os dois melhores terceiros colocados também passam.

Segunda rival do Brasil na fase de grupos, a Suécia é a seleção com mais tradição, já tendo participado de cinco Olimpíadas. As suecas, porém, não obtiveram grandes resultados recentemente. Na Olimpíada de Londres-2012, elas pararam nas quartas de final. Na Copa do Mundo de 2015 caíram ainda nas oitavas. A vaga na Rio-2016 só foi conquistada no Pré-Olímpico Europeu deste ano.

Já a África do Sul faz somente sua segunda aparição nos Jogos. Na primeira, em Londres-2012, não passou da fase de grupos. As sul-africanas jamais participaram de uma Copa do Mundo e conseguiram a vaga na Rio-16 ao serem campeãs do Pré-Olímpico da África.

 

Topo