Vídeos

Seleção feminina de futebol estreará na Olimpíada contra a China

Julio Cesar Guimarães/UOL
Sorteio do futebol contou com Ronaldinho, Aline Pellegrino, Janeth Arcain e Maurren Maggi imagem: Julio Cesar Guimarães/UOL

Guilherme Costa, Pedro Ivo Almeida e Rodrigo Mattos

Do UOL, no Rio de Janeiro

A seleção brasileira feminina de futebol iniciará a usa campanha na Olimpíada do Rio de Janeiro contra a China. A partida será realizada no dia 3 de agosto no Engenhão, às 16h.

O adversário da estreia do Brasil parou nas quartas de final do último Mundial, em 2015, e não obteve a classificação para os Jogos Olímpicos de Londres-2012.

Além das chinesas, o Brasil terá pela frente a Suécia no dia 6, às 22h, também no Engenhão. A última partida da fase classificatória será às 21h do dia 9 em Manaus. Estas quatro seleções integram o Grupo E.

Com este sorteio, ficou definido também que África do Sul e Suécia protagonizarão o primeiro evento da Rio-2016. As seleções se enfrentarão às 13h do dia 3 de agosto no Engenhão.

Grupo E: Brasil, China, Suécia e África do Sul
Grupo F: Canadá, Austrália, Zimbábue e Alemanha
Grupo G: Estados Unidos, Nova Zelândia, França e Colômbia
Na primeira fase, a seleções se enfrentarão entre si dentro de cada chave com as duas primeira colocadas avançando diretamente às quartas de final. Os dois melhores terceiros colocados também passam.

Segunda rival do Brasil na fase de grupos, a Suécia é a seleção com mais tradição, já tendo participado de cinco Olimpíadas. As suecas, porém, não obtiveram grandes resultados recentemente. Na Olimpíada de Londres-2012, elas pararam nas quartas de final. Na Copa do Mundo de 2015 caíram ainda nas oitavas. A vaga na Rio-2016 só foi conquistada no Pré-Olímpico Europeu deste ano.

Já a África do Sul faz somente sua segunda aparição nos Jogos. Na primeira, em Londres-2012, não passou da fase de grupos. As sul-africanas jamais participaram de uma Copa do Mundo e conseguiram a vaga na Rio-16 ao serem campeãs do Pré-Olímpico da África.

 

Topo