Vídeos

Ouro olímpico na marcha, russo perde medalha por doping. Mais 5 são punidos

AP Photo/Emilio Morenatti
Sergey Kirdyapkin perdeu seu ouro nos 50km de marcha atlética de Londres-2012 imagem: AP Photo/Emilio Morenatti

Do UOL, em São Paulo

O medalhista de ouro dos 50 km de marcha atlética dos Jogos Olímpicos de Londres de 2012, russo Sergey Kirdyapkin, teve todos seus resultados competitivos obtidos entre fevereiro de 2011 e dezembro de 2012 desqualificados pela Corte Arbitral do Esporte (CAS) nesta quinta-feira (24). Ele e mais cinco compatriotas foram punidos por falhas da agência russa antidoping (Rusada).

Kirdyapkin não foi o único ouro russo desqualificado de Londres-2012. A corredora Yuliua Zaripova, campeã nos 3.000 m, teve todos seus resultados de 20 de julho de 2011 a 25 de julho de 2013 anulados, período que também inclui um título na mesma prova no Mundial de Daegu.

A prata conquistada por Olga Kaniskina nos 20 km de marcha atlética em Londres também foi desqualificada, assim como todos os resultados da atleta de agosto de 2009 a 15 de outubro de 2012. O período engloba também um título europeu em Barcelona, conquistado em 2010. Ouro em Pequim-2008, ela manteve a medalha.

Sergey Bakulin e Valeriy Borchin perderam, respectivamente, um (nos 50 km de marcha atlética) e dois (nos 20 km) ouros em mundiais. Bakulin foi desqualificado de 25 de fevereiro de 2011 até 24 de dezembro de 2012, enquanto Borchin foi de 14 de agosto de 2009 a 15 de outubro de 2012.

O último punido foi Vladimir Kanaikin, banido do esporte por oito anos a partir do dia 17 de dezembro de 2012 e tendo suas conquistas de 25 de fevereiro de 2011 até 17 de dezembro de 2012 apagadas.

“Com a exceção de Vladimir Kanaikin, cuja punição definitiva aplicada pela Rusada foi substituída por uma de oito anos, os elementos restantes das decisões da Rusada, nos quais os atletas foram julgados culpados de violações nas regras de antidoping e declarados inelegíveis por um certo período, não foram desafiados e são, deste modo, finais”, escreveu o CAS em comunicado.

A corte disse não poder comentar sobre correções dos rankings afetados e declarou que a realocação de medalhas, prêmios e títulos são de responsabilidade da Federação Internacional de Atletismo (IAAF). Em resposta, a IAAF divulgou um comunicado no qual declarou que desqualificará os resultados imediatamente, assim como ajustar os rankings e distribuir as medalhas que estão sob seu controle aos seus devidos donos.

"Com relação aos Jogos Olímpicos, a IAAF vai informar o Comitê Olímpico Internacional (COI) das decisões do CAS e requisitar a desqualificação dos resultados e realocação de medalhas", disse a federação, que completou: "a IAAF considera isso um ponto de princípio no contexto do Passaporte Biológico do Atleta e está feliz em ver que o painel do CAS tomou a atitude mais forte possível e aplicou estrita e completamente as regras da IAAF no interesse de atletas limpos e justiça esportiva."

Topo