Vídeos

Após "caso Sharapova", Putin cobra melhora na legislação antidoping russa

Pavel Golovkin/AP

Do UOL, em São Paulo

O presidente russo Vladmir Putin reagiu aos casos de doping de atletas do país, na esteira do episódio protagonizado pela tenista Maria Sharapova. O chefe de estado cobrou que seja ampliada e aprofundada a legislação antidoping local em reunião de gabinete, nesta quarta-feira (16), de acordo com a agência Tass.

“É óbvio que a nossa legislação nacional antidoping precisa de melhorias sérias", disse Putin. "Estou pedindo ao governo para trabalhar na questão do aumento da eficácia da luta nacional contra este problema", completou.

No dia 7 de março, Sharapova convocou entrevista para anunciar que havia testado positivo para Meldonium, substância que passou a ser proibida em janeiro de 2016. Em decorrência, a tenista, ex-número 1 do mundo e campeã de 5 Grand Slams, foi suspensa preventivamente e perdeu patrocínios.

A onda de escândalos de doping no esporte russo começou antes disso, contudo. Desde novembro, quando a Agência Mundial Antidoping (WADA) revelou esquema para promover as ações ilegais e seu encobrimento no país, atletas passaram a ser suspensos de competições internacionais.

 

Topo