! Quase 500 atletas usaram Meldonium nos Jogos Europeus de 2015, diz estudo - 09/03/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Quase 500 atletas usaram Meldonium nos Jogos Europeus de 2015, diz estudo

Do UOL, em São Paulo

O Meldonium, substância com a qual Maria Sharapova foi pega em exame antidoping, foi utilizada por quase 500 atletas nos Jogos Europeus de Baku (Azerbaijão) de 2015, uma espécie de Pan-Americano do Velho Continente. A informação foi divulgada em pesquisa do British Journal of Sports Medicine e foi fundamental para que a Agência Mundial Antidoping (Wada) colocasse a droga na lista proibida a partir do dia 1º de janeiro deste ano.

O estudo da publicação mostra que 8,7% dos atletas participantes da competição realizada em junho fizeram uso da substância, sendo que 13 foram medalhistas. Vale lembrar que na época o Meldonium não era banido.

O reporte do BJSM é baseado em informações fornecidas por atletas e equipes médicas, além de resultados de exames. O estudo mão informa o nome dos atletas que tinha a droga no organismo, mas inclui informação detalhada de cada esporte.

Sharapova perde três grandes patrocinadores após revelar doping

Das 726 mostras de urina analisadas durante os Jogos e antes deles, 66 apontaram a presença do Meldonium.

De acordo com estes dados, o estudo concluiu que dos 5.632 atletas que fizeram parte do jogo, 490 faziam o uso da droga - ainda que os médicos admitam que isso este é um número superestimado, uma vez que a substância só é licenciada em sete dos 21 países que competiram.

"Estas descobertas apontam o excessivo e inapropriado uso e prescrição deste medicamento em uma população geralmente saudável de atletas", aponta o artigo.

A pesquisa também revelou que dos 66 atletas que testaram positivo para Meldonium, apenas 23 declararam que usavam Meldonium - ainda que fosse legal - enquanto apenas dois Comitês Olímpicos declararam que estavam importando a droga para o Azerbaijão

"O número significante de não-declarações de Meldonium pelos atletas aumenta a suspeita de que muitos deles não queriam que as autoridades antidoping soubessem do uso", diz outro trecho da publicação.

Nos Jogos de Baku, atletas da canoagem foram os que mais tiveram a droga detectada nos exames, com 15 de 48  testando positivo.

O reporte do BJSM aponta que o Meldonium foi colocado na lista de observação da Wada em 2015 porque muitos atletas teriam feito uso dele durante os Jogos Olímpicos e Paraolímpicos de 2012, em Londres. 

A pesquisa também se baseou em estudos anteriores, um que apontava que 17% dos atletas russos tinham a droga em seus corpos e outro que mostrava que este número caía apenas para 2,2% entre aqueles de outra nacionalidade. 

Topo