Vídeos

Atleta britânica diz que zika é a última coisa em sua mente para Rio-2016

Cameron Spencer/Getty Images

Do UOL, em São Paulo

Detentora do recorde britânico do salto em altura, Isobel Pooley falou sobre o risco do zika vírus durante os Jogos Olímpicos de 2016. Em sua coluna na “BBC”, a atleta de 23 anos afirmou que isso é “a última coisa na minha mente” e disse acreditar que o vírus estará controlado quando o evento começar, principalmente pelo fato de ser inverno no Rio de Janeiro no período das competições.

O zika já atingiu pelo menos 25 países e territórios das Américas, além de Ásia e África. O Brasil é a região mais afetada – a estimativa é que o país tenha registrado entre 500 mil e 1,5 milhão de infectados no ano passado.

O principal problema em torno do zika é a associação do vírus a outras doenças. É o caso da microcefalia, que teve 4.783 suspeitas e 404 casos confirmados no Brasil em 2016 (até 30 de janeiro). Desse total, 17 têm vínculo confirmado à infecção.

Confira a opinião de Isobel Pooley sobre o zika vírus:

Eu acho que o zika será uma memória distante quando agosto chegar. Pelo que ouvi, o frio e o clima úmido do Brasil na temporada de inverno irá, naturalmente, matar a maioria dos mosquitos transmissores da doença.

Combine isso com a abordagem do comitê organizador para fumigação e a redução da água parada, estou confiante de que o risco será mínimo. Imagino que como um time, iremos passar litros de repelentes – mas, provavelmente, faríamos isso de qualquer jeito.

Não tenho quaisquer planos de iniciar uma família neste ano, então o único risco que corro é de ter sintomas de gripe durante alguns dias, o que seria lamentável, mas não correria risco de vida.

Sinto-me desesperadamente triste pelo pais cujos filhos estão nascendo com deficiências que limitam seu tempo de vida – isso deve ser um terremoto para eles. Espero que a vacina possa ser desenvolvida rapidamente para proteger os bebês em gestação.

Os Jogos Olímpicos são nossa oportunidade de nos distinguir como atletas e eu não perderia essa chance por nada no mundo. Há sempre um drama liderando as Olimpíadas, mas o zika é a última coisa na minha mente quando penso sobre o Rio.

Topo