Escândalo de doping faz Nestlé deixar patrocínio ao atletismo internacional
Os recentes escândalos de doping tiveram nova repercussão nas finanças da Iaaf (federação internacional de atletismo, na sigla em inglês). Depois de a Adidas ter deixado de patrocinar a entidade, a multinacional Nestlé emitiu nesta quarta-feira (10) um comunicado dizendo que também vai retirar investimento da instituição.
O patrocínio da Nestlé à federação tinha como principal foco o Iaaf Kids, programa social global que já atingiu 15 milhões de crianças. “Decidimos interromper o patrocínio com efeito imediato”, anunciou a empresa em comunicado distribuído à imprensa.
“Nossa decisão deve-se à percepção pública negativa sobre questões de doping e corrupção na Iaaf. Nós acreditamos que isso pode afetar nossa reputação e nossa imagem, e por isso decidimos encerrar o contrato vigente”, completou a nota.
Como os valores dos contratos de Adidas e Nestlé com a Iaaf não eram públicos, ainda não é certo o tamanho do rombo que os escândalos de doping causaram nos cofres da entidade.
A Iaaf tem enfrentado uma grave crise de imagem desde a explosão de um escândalo de doping serial envolvendo atletas russos. O processo teria conivência da entidade e de seu ex-presidente, Lamine Diack.