Vídeos

Escândalo de doping faz Nestlé deixar patrocínio ao atletismo internacional

Jonathan Ferrey/Getty Images
Lamine Diack, ex-presidente da IAAF, é um dos nomes supostamente envolvidos no escândalo de doping que fez a Nestlé romper contrato com a entidade imagem: Jonathan Ferrey/Getty Images

Do UOL, no Rio de Janeiro

Os recentes escândalos de doping tiveram nova repercussão nas finanças da Iaaf (federação internacional de atletismo, na sigla em inglês). Depois de a Adidas ter deixado de patrocinar a entidade, a multinacional Nestlé emitiu nesta quarta-feira (10) um comunicado dizendo que também vai retirar investimento da instituição.

O patrocínio da Nestlé à federação tinha como principal foco o Iaaf Kids, programa social global que já atingiu 15 milhões de crianças. “Decidimos interromper o patrocínio com efeito imediato”, anunciou a empresa em comunicado distribuído à imprensa.

“Nossa decisão deve-se à percepção pública negativa sobre questões de doping e corrupção na Iaaf. Nós acreditamos que isso pode afetar nossa reputação e nossa imagem, e por isso decidimos encerrar o contrato vigente”, completou a nota.

Como os valores dos contratos de Adidas e Nestlé com a Iaaf não eram públicos, ainda não é certo o tamanho do rombo que os escândalos de doping causaram nos cofres da entidade.

A Iaaf tem enfrentado uma grave crise de imagem desde a explosão de um escândalo de doping serial envolvendo atletas russos. O processo teria conivência da entidade e de seu ex-presidente, Lamine Diack.

Topo