Vídeos

Atualizada em 09.02.2016 10h12

Rio-2016 diz não temer que americanos desistam da Olimpíada devido ao zika

REUTERS/Ricardo Moraes

Fábio Aleixo

Do UOL, em São Paulo

O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro afirmou que não teme que atletas americanos desistam de vir ao Brasil por causa da epidemia do vírus zika. Nesta segunda-feira, a agência de notícia Reuters publicou uma reportagem na qual informa que o Comitê Olímpico dos Estados Unidos (Usoc, na sigla inglês) deixou a cargo dos próprios esportistas a decisão de competir ou não no país em agosto.

"Não temos este temor (que atletas não venham). A gente acha difícil que algum atleta deixe de competir se está bem e tem chance de conseguir um bom desempenho aqui", afirmou ao UOL Esporte Mário Andrada, diretor de Comunicação do Comitê Rio-2016.

"Os jogos acontecem no inverno, quando a incidência do mosquito (Aedes Aegypti) é muito baixa. Além disso, vamos seguir com as nossas inspeções. Receberemos os atletas com segurança", completou.

Andrada afirmou ainda que foi informado pelo Comitê Olímpico Internacional (COI) que em nenhum momento algum representante do Usoc tenha cogitado a possibilidade de atletas não virem ao Brasil.

Ao site Inside the Games, Peter Sandusky, assessor de imprensa do Usoc, negou que haja recomendação contrária à vinda de atletas ao Brasil e afirmou que a entidade está tomando medidas para a que a delegação americana esteja protegida. O órgão está segundo as recomendações feitas pelo Centro para Prevenção de Doenças do Governo Americano (CDC) e pela Organização Mundial da Saúde (OMS).

Em seu site, o Usoc emitiu um comunicado para esclarecer o assunto.

"Os reportes de que o Usoc recomendou seus atletas a reconsiderarem competir no Rio devido ao vírus zika é 100% imprecisa. O Time Americano está esperando pelos Jogos e não impedimos, não impediríamos e não impediremos nossos atletas de competirem pelo país caso se classifiquem. A reportagem imprecisa citou uma discussão interna envolvendo líderes do esporte americano no qual tratamos de riscos potenciais que o CDC identificou em áreas infectadas pelo zika".

 

Topo