! #SemanaOlímpica21 Um cartola polêmico ameaça Sharapova na Rússia - 01/02/2016 - UOL Olimpíadas

Vídeos

#SemanaOlímpica21 Um cartola polêmico ameaça Sharapova na Rússia

Do UOL, em São Paulo

Confira o que de mais relevante aconteceu no esporte olímpico entre 25 e 31 de janeiro.

1- Sharapova fora da Olimpíada?

O presidente da Federação Russa de Tênis, Shamil Tarpischev ameaçou deixar Maria Sharapova fora da Olimpíada caso ela não entre em quadra pelo seu país no próximo fim de semana, contra a Holanda, pela Fed Cup. A tenista foi convocada para fazer parte do time, mas ainda não confirmou se jogará devido a dores no antebraço. A Federação Internacional de Tênis garante que a jogadora estará elegível para jogar no Rio apenas se comparecer ao duelo, ainda que não entre em quadra. Mas como é a Federação Russa que tem de inscrever a atleta nos Jogos, pode ser criar um imbróglio político. Entenda mais sobre o caso acima.

2- Rival de Fabiana Murer manda recado ao mundo

Campeã olímpica no salto com vara em Londres-2012, mas sem resultados muito expressivos ao longo dos dois últimos anos, a americana Jennifer Suhr começou com tudo em 2016. Em Meeting na cidade de Brockport, no sábado, ela estabeleceu o novo recorde mundial indoor, com a marca de 5,03m. Ela superou a própria marca, que era de 5,02m. No mesmo dia, Fabiana Murer fez apenas 4,50m em competição realizada em São Caetano do Sul.

3-  Ana Marcela Cunha é coroada pela terceira vez

Sergei Grits/AP
imagem: Sergei Grits/AP

A baiana de 23 anos foi eleita pela terceira vez em sua carreira a melhor atleta do mundo na maratona aquática. A eleição realizada pela Federação Internacional de natação (Fina) levou em conta o desempenho da brasileira em 2015, quando levou três medalhas (um ouro, uma prata e um bronze) no Mundial de Desportos Aquáticos de Kazan.

4 - Vela e judô têm fim de semana medalhas de ouro

Duas modalidades que são tidas como grandes favoritas a medalhas de ouro na Olimpíada tiveram bons resultados no fim de semana. Em Miami (EUA), Robert Scheidt - na classe Laser - e Jorge Zariff - na Finn - ficaram com a primeira colocação na Copa do Mundo de Vela. No Aberto de Sófia (BUL), duas medalhas para o judô.  Na categoria acima de 100 quilos, David Moura ficou com a medalha de ouro e abriu vantagem sobre Rafael Moura no ranking mundial, que definirá os classificados para a Rio-2016. Na categoria até 100 quilos, Luciano Correa ficou com a prata.

5- Bolt cogita competir até Olimpíada de 2020

O velocista havia afirmado em diversas oportunidades que a Olimpíada deste ano seria a última de sua carreira, mas já começou a mudar o discurso e cogita competir na Olimpíada de 2020. "Meu treinador diz que posso ir até 2020 e eu acredito nele", disse.

6 - Jovens da seleção brasileira de basquete em alta no mundo

Se os figurões ainda não conseguiram se destacar na NBA nesta temporada, o jovem Raulzinho, de 23 anos, foi escolhido para participar do jogo dos novatos no fim de semana das Estrelas. O armador do Utah Jazz está em sue ano de estreia na Liga. Na Espanha, Augusto Lima, de 24, acertou contrato com o poderoso Real Madrid.

7- Mais seleções carimbam passaporte para o Rio

AFP/JANEK SKARZYNSKI
imagem: AFP/JANEK SKARZYNSKI

A cada semana, mais países vão garantindo vagas olímpicas. No futebol, a Ásia definiu sues classificados no futebol masculino. Os representantes no Rio serão: Japão, Coreia do Sul e Iraque. No handebol masculino, a Alemanha garantiu a sua vaga ao conquistar o título do Campeonato Europeu com uma vitória por 24 a 17 sobre a Espanha.

8- Campeão mundial de ciclismo já prevê dificuldades

Medalhista de ouro no campeonato mundial de ciclismo de estrada em 2015, o eslovaco Peter Sagan fez o reconhecimento de parte circuito olímpico nesta semana e já reconheceu que será difícil vencer a competição no Rio, em agosto. "Na minha opinião, sera muito difícil. É um percurso com muitas subidas e descidas, melhor para escaladores, não para mim. Mas tudo pode acontecer, o ciclismo tem muitas variáveis", disse.

9- Esporte paraolímpico de luto após morte de halterofilista

Campeão do Parapan de Toronto no levantamento de peso na categoria até 107kg, Joseano Felipe morreu na sexta-feira vítima de um infarto. Ele era favorito a medalha no Rio de Janeiro.

10 - #DeuNoUOL Laís souza fala em mundo novo e Olimpíada

Em entrevista exclusiva a ex-ginasta afirmou que aprendeu a conhecer um mundo novo dois anos apos o acidente que a deixou tetraplégica e que está ansiosa para participar do revezamento da tocha olímpica, em São Paulo, em julho.
 

Topo