Vídeos

Atualizada em 13.01.2016 10h15

Prefeitura pagará operários vítimas de 'calote' em obra olímpica

Divulgação / APO
Operários do Centro Olímpico de Tênis não receberam pagamento de construtoras imagem: Divulgação / APO

Guilherme Costa e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Prefeitura do Rio de Janeiro assumiu a responsabilidade sobre o pagamento de operários do Cento Olímpico de Tênis que foram demitidos no final do ano e não receberam suas verbas rescisórias. O prefeito Eduardo Paes anunciou nesta terça-feira (12) que pagará os trabalhadores e, depois, descontará esse gasto do valor que o município teria de repassar à empresa responsável pela obra.

"Chegamos a um acordo com o sindicato. Vamos pagar o FGTS dos trabalhadores e depois vamos descontar isso do que a empresa tem a receber", disse.

A empresa citada por Paes é o Consórcio Ibeg/Tangran/Damiani. O grupo, que é liderado pela construtora Ibeg, foi alvo de três protestos de operários nos últimos dias. Em todos eles, os trabalhadores do Centro de Tênis cobraram pagamentos.

Na quinta-feira (8, um incêndio atingiu a área externa do Centro Tênis após uma manifestação. A polícia investiga se operários causaram o fogo.

O prefeito Paes ainda ratificou nesta terça que a prefeitura tem problemas com o trabalho da construtora Ibeg em obras olímpicas. Cobranças sobre o andamento do Centro Olímpico de Hipismo, em Deodoro, foram revelados pelo UOL Esporte na segunda-feira. Paes confirmou que o município notificou a Ibeg pelos problemas e disse até que pode cobrar a empresa na Justiça.

"Temos um problema oficial em Deodoro, na parte equestre. Falta pouca coisa para a obra terminar, mas já estamos notificando a empresa. Podemos ter um embate jurídico aí", disse o prefeito, em entrevista coletiva.

Pela lei, a prefeitura pode até romper os contratos com a Ibeg. Segundo o prefeito Paes, isso ainda não está sendo cogitado. A empresa tem até o final desta semana para explicar à prefeitura os motivos dos atrasos no Centro Olímpico de Hipismo.

Arena de basquete aberta

Nesta terça-feira, o prefeito Paes anunciou a conclusão da obra da Arena Carioca 1. O espaço te, 38 mil metros quadrados, fica no Parque Olímpico do Rio e receberá as competições de basquete na Rio-2016.

Esta é a segunda de nove arenas do Parque Olímpico que estão com sua construção pronta. O município também já concluiu a obra da Arena de Handebol.

Nenhuma delas, entretanto, está totalmente pronta para a Olimpíada. A Arena 1, por exemplo, não tem os placares que serão usados nos Jogos nem a tribuna para trabalho da imprensa. Mesmo assim, receberá a partir de sexta-feira o evento-teste de basquete organizado pelo Comitê Rio-2016.

Topo