Vídeos

Fratus faz 2º melhor tempo do mundo no ano e obtém índice para Rio-2016

Guilherme Costa

Do UOL, em Palhoça (SC)

A primeira seletiva dos 50m livre da natação brasileira para os Jogos Olímpicos de 2016 está marcada apenas para o próximo sábado (19), mas Bruno Fratus, 26, não quis esperar. O nadador do Pinheiros abriu o revezamento 4x50m livre nesta quarta-feira, em Palhoça (SC), e completou o trajeto em 21s37. Com o melhor tempo da vida e a segunda melhor marca do percurso no planeta em 2015, ele confirmou índice para estar no Rio de Janeiro no próximo ano – a meta na prova era um tempo inferior a 22s27.

“Era uma marca que eu estava me devendo. Era um tempo que eu tinha em mente para alguns meses atrás”, relatou Fratus. No Mundial de esportes aquáticos de 2015, disputado em Kazan (Rússia), o nadador brasileiro fez 21s55 e ficou com a medalha de bronze.

“O Mundial foi um pouquinho corrido, logo depois do Pan, com viagem e bastante desgaste. Apesar de terem sido duas competições excelentes, seria ideal se fossem mais separadas. Mas eu consegui tirar um 21s3, finalmente”, completou Fratus.

Em 2015, apenas o francês Florent Manaudou conseguiu nadar os 50m livre em um tempo mais baixo (21s19 no Mundial de Kazan). Até esta quarta-feira, a melhor marca de Fratus no percurso era 21s41.

“Hoje à tarde eu saí do hotel para nadar meu melhor. Podia ser um 21s4, mas eu fiquei bem feliz que consegui”, disse o brasileiro.

O curioso é que Fratus pode “abrir mão” do tempo obtido nesta quarta-feira. O nadador do Pinheiros está inscrito para os 50m livre, e a participação na prova individual anularia o tempo obtido por ele no revezamento.

“Tem os 50m livre no sábado. Mas eu já fiz, já vi no placar, e o que eu queria era isso: uma marca bacana, que me deixasse feliz. Todo mundo estava me perguntando se eu ia nadar, mas eu só queria fazer uma marca que me fizesse sorrir”, finalizou.

 

Quatro meses depois, Cielo volta a disputar competição oficial

 

Cortado do Mundial de Kazan, em agosto, por causa de uma lesão no ombro, Cesar Cielo, 28, voltou a disputar nesta quarta-feira uma competição oficial. Ele foi o segundo nadador do Minas Tênis Clube no revezamento 4x50m livre e completou a prova em 21s44 (com saída lançada).

“Não deu muito tempo de treinar. Eu voltei no meio de outubro, fazendo fisioterapia e descansando o ombro, mas agora é descansar amanhã [quinta-feira], raspar e fazer o que eu treinei”, disse o nadador.

Topo