Vídeos

Lutadora que desafiou a mãe e saiu de casa garante vaga na Rio-2016

Saulo Cruz/Exemplus/COB
Iris Tang Sing é terceiro sargento do Exército imagem: Saulo Cruz/Exemplus/COB

Do UOL, em São Paulo

Iris Tang Sing, de 25 anos, tornou-se na noite de sábado a primeira lutadora de taekwondo do Brasil a assegurar a vaga nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. E a classificação veio mesmo com uma derrota na competição que fechou o ranking olímpico.

Iris - que compete na categoria até 49 quilos - foi derrotada em sua estreia no Grand Prix Final do México pela francesa Yasmina Aziez, mas mesmo assim conseguiu fechar o ranking entre as seis primeiras que asseguravam a vaga direta.

"Esta classificação é uma recompensa para todo sacrifício que fiz. Ao longo de minha carreira, foram várias noites sem dormir, dias que passei fome. Mas eu sempre digo que sem sacrifício não há vitória", disse ao  UOL Esporte a atleta que desafiou a mãe e saiu de casa para perseguir o sonho de se tornar profissional.

Neste ano, Iris já havia ganhado a medalha de bronze na categoria até 46kg no Mundial de Chelyabinsk (RUS), o bronze na categoria até 49kg no Pan de Toronto (CAN) e ouro nesta mesma categoria nos Jogos Mundiais Militares.

Além de Iris, o Brasil tem outras quatro vagas (duas no masculino e duas no feminino) já certas para a Olimpíada. Elas serão definidas em uma seletiva a ser realizada pela Confederação Brasileira no próximo ano.

Com a classificação da lutadora o país já tem 397 vagas nos Jogos.

 

Topo