Vídeos

Atualizada em 10.11.2015 21h25

Dilma: legado da Olimpíada vai transformar o Rio de Janeiro

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

A presidente Dilma Rousseff disse nesta terça-feira (10) que a Olimpíada de 2016 vai transformar o Rio de Janeiro. Segundo ela, as obras de transporte em execução para o evento ficarão como legado para população e mudarão a capital fluminense para sempre.

A presidente visitou nesta tarde a construção da Linha 4 do metrô carioca, prometida para os Jogos. Durante o compromisso, fez um pronunciamento rápido a jornalistas e destacou a importância do projeto para a mobilidade urbana no Rio.

"Essa obra ficará como legado. Depois da Olimpíada, o Rio terá ligações entre suas estações de metrô, de BRT (corredores de ônibus) e o próprio sistema de ônibus da cidade. Isso vai transformar a cidade.", afirmou ela. "Eu sei que jornalista gosta de notícia negativa, mas essa é muito positiva."

Segundo a presidente, durante sua história, o Rio de Janeiro sempre "viveu pressionado entre o mar e a montanha". Por causa dos Jogos Olímpicos, obras de transporte estão sendo feitas e a integração entre os diversos pontos da cidade está aumentando.

A obra do metrô é a maior dessas obras. O projeto de levar o trem subterrâneo da Zona Sul até a Barra da Tijuca vai custar mais e R$ 8 bilhões e deve ser entregue no ano que vem. Atualmente, a obra está 83% concluída.

O governo do Estado do Rio de Janeiro é o grande responsável pela construção. O governo federal financia a obra por meio de empréstimos de bancos públicos.

Dilma ainda disse que a Olimpíada abrirá o Brasil para o mundo. A presidente afirmou que muitos estrangeiros visitarão o Rio por causa dos Jogos e eles também usarão o sistema de transporte em construção visando à Rio-2016.

Topo