Vídeos

COB busca grito para substituir 'brasileiro com muito orgulho' na Rio-2016

REUTERS/Jorge Silva
COB quer novas músicas para torcida do Brasil na 1ª Olimpíada 'em casa' imagem: REUTERS/Jorge Silva

Guilherme Costa e Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

O grito “eu sou brasileiro, com muito orgulho, com muito amor” está com seus dias contados no que depender do COB (Comitê Olímpico do Brasil). O órgão criou um plano para fazer com que a torcida brasileira tenha muito mais do que um único canto para apoiar os atletas brasileiros durante a Olimpíada de 2016.

Parte deste plano foi revelado na segunda-feira (14) pelo superintendente técnico do comitê, Marcus Vinicius Freire, em seminário no Rio de Janeiro. Freire disse no evento que foi a jogos da Copa do Mundo de 2014. No estádio, ficou decepcionado com a falta de participação de torcedores do Brasil durante as partidas da seleção. Da frustração, surgiu uma ideia.

“Os argentinos cantavam o jogo todo e nós cantávamos sempre a mesma música, por dois minutos. Não dá para isso acontecer de novo na Olimpíada”, afirmou. “Nós já estamos criando algumas músicas para a torcida. ”

Segundo o superintendente do COB, a criação dos cantos é feita em três frentes. Na primeira, o COB uniu-se com a Som Livre, gravadora ligada à Rede Globo, para produzir uma espécie de hino do Time Brasil. “Vai ser uma música para exaltar o heroísmo dos atletas, criar uma identidade”, explicou Freire. “Mas também terá um refrão marcante. A intenção é que pegue.”

Freire disse que a música-tema do Time Brasil está praticamente pronta. A letra e a melodia estão em fase de aprovação. A composição deve ser interpretada por Toni Garrido, Preta Gil e outros dois cantores –um sertanejo e outro de música baiana--, os quais integrarão o time de embaixadores da equipe olímpica brasileira.

Além dessa música, o COB também trabalha na adaptação de músicas consagradas por torcidas de futebol visando à Rio-2016. Versões de cantos famosos serão lançadas pelo comitê olímpico, sempre exaltando o Time Brasil em vez dos clubes. “Vamos imprimir as letras e levar para torcedores nos eventos-teste da Olimpíada”, disse Freire. “Queremos ver o que dá certo.”

Por último, o COB ainda conta com uma parceria com o “mago dos jingles”, Sérgio Campanelli, para criação de um novo canto para torcedores. Campanelli é autor de algumas das mais famosas canções publicitárias do país: “Pipoca e Guaraná”, “Bichos do Parmalat” e a canção “dois hambúrgueres, alface, queijo...” do Big Mac, por exemplo. Ele já foi contatado pelo comitê olímpico. Segundo Freire, aceitou trabalhar num canto simples para a torcida.

Campanelli atua no projeto por meio da produtora Angorá. Marcos Bohrer, um dos diretores da empresa, confirmou a participação dele na composição e disse que a música está quase pronta. “Está na fase final de aprovação”, contou.

Topo