! Capixaba vence disputa interna em Mundial e garante vaga na Olimpíada - 10/09/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Capixaba vence disputa interna em Mundial e garante vaga na Olimpíada

Do UOL, em São Paulo

A capixaba Natália Gaudio, de 22 anos, venceu a disputa com a compatriota Angélica  Kvieczynski e garantiu a vaga na competição individual de ginástica rítmica nos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Será a sua primeira participação olímpica.

Natália assegurou a sua vaga ao termina à frente da adversária no Mundial de Stuttgart (ALE). Nesta quinta-feira, após o término da rotação pelos quatro aparelhos (arco, bola, massa e fita), a capixaba totalizou 46,766 pontos contra 46,649 de Angélica. A pior nota de cada uma foi descartada.

Nesta quinta-feira, dia de apresentação com as fitas, Angélica obteve nota 16,116 contra 15.750. Entretanto, o resultado não foi suficiente para tirar a diferença acumulada nos três primeiros dias de competições.

Como o Brasil é sede da Olimpíada, o país tem direito a uma vaga no individual geral. E a Confederação Brasileira de Ginástica (CBG) determinou que a melhor colocada no Mundial ficaria com o posto.

O Brasil poderia ter mais uma vaga caso alguma ginasta ficasse entre as 15 primeiras colocadas, mas Natália terminou no 50º lugar e Angélica em 53ª. 

Angélica era considerada favorita para ficar com a vaga brasileira nos Jogos. Além de mais experiente, havia obtido melhores resultados no Pan de Toronto (CAN), em julho. Na oportunidade, ganhou duas medalhas de bronze (arco e fita) contra nenhuma de Natália.

Sem conseguir vaga nem sequer no evento-teste de abril de 2016, que valerá como seletiva olímpica, Angélica quer virar a página.

"Sempre que a gente vai mal assim pensa até em desistir, mas sei que em 2017 tem Sul-Americano - vou tentar o tricampeonato -, em 2019 tem Pan-Americano e tem a Olimpíada de Tóquio, em 2020. Já vi ginastas com 26 anos indo bem em Jogos Olímpicos", comentou Angélica.

Natália gosta de ser chamada de musa

Foi durante o Pan de Toronto que Natalia assumiu o rótulo de musa e disse que isso não a incomodava nem um pouco. 

"Eu não me incomodo nem um pouco que digam que sou musa. Na ginástica rítmica você tem de agradar aos árbitros e a beleza é uma questão que conta muito. Precisamos estar sempre lindas, como verdadeiras princesas. É legal ter este título de musa. Até ajuda a divulgar mais o esporte", afirmou.

Entretanto, os comentários das diversas fotos que costuma postar em seu perfil no Instagram geram ciúmes do namorado Luis Felipe.

"Não existem comentários de mau gosto, todos são muito respeitosos. Mas ele acaba ficando com ciúme. Antes mesmo do Pan saíram algumas reportagens que me colocaram como musa e ele não gosta muito", disse Natalia, que namora há três anos.

Topo