Vídeos

Questão de limpeza das águas está 100% superada para os Jogos, diz Paes

Marcelo Fonseca/Estadão Conteúdo

Vinícius Segalla

Do UOL, em São Paulo

O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, afirmou nesta segunda-feira, em evento realizado na Associação Comercial de São Paulo, que a questão da limpeza das águas da Baía de Guanabara e da Lagoa Rodrigo de Freitas, que serão utilizadas em competições no ano que vem, está "completamente superada" no que se refere à realização dos Jogos Olímpicos de 2016.

O prefeito minimizou o incidente com o atleta sul- coreano Wonwoo Cho, que passou mal após participar de um evento de vela na Baía na última terça-feira.

"Participaram cerca de 500 atletas. Só ele passou mal. Foi algo que ele comeu, mas seu técnico preferiu culpar as águas da Baía", avaliou Paes.

Segundo ele, a agenda de saneamento básico "é uma agenda do século 19, e não do século 21". "É uma pena que o governo estadual tenha que estar tratando disso agora, e é claro que não digo que o problema da poluição nas águas do Rio já está resolvido, mas afirmo que não haverá nenhum problema para as Olimpíadas, para os Jogos, o esforço que foi feito é suficiente".

Já para o deputado federal Heráclito Fortes (PSB-PI), não há problemas de qualquer natureza com a Baía de Guanabara ou com a Lagoa Rodrigo de Freitas. Presente no evento desta segunda, o parlamentar deu sua opinião sobre o assunto:

"Espero que o prefeito mais uma vez nos tranquilize sobre essa questão. Porque temos uma imprensa negativista e excessivamente crítica, que amplifica os problemas. Outro dia teve um grupo de atletas que exagerou ao desfrutar das delícias da churrascaria Porcão, passaram mal e colocaram a culpa na Lagoa (Rodrigo de Freitas). E a imprensa vai atrás".

Na saída do evento, em conversa informal com jornalistas, o prefeito Paes brincou com a atual situação do Vasco da Gama, seu time do coração, que ocupa a última posição na tabela do Campeonato Brasileiro. 

"A situação é desesperadora. Eu pensei que o Euricão (Eurico Miranda, presidente do Vasco) ia dar algum jeito, nem que fosse comprando juiz, mas não fez nada. Está desesperador", concluiu o prefeito, antes de deixar a sala onde concedera entrevista.

Topo