! OMS pede exames das águas do Rio; Federação de Vela fará teste independente - 03/08/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

OMS pede exames das águas do Rio; Federação de Vela fará teste independente

Do UOL, em São Paulo

A poluição da baía de Guanabara segue causando polêmica: nesta segunda-feira, a Organização Mundial de Saúde (OMS) solicitou para o Comitê Olímpico Internacional (COI) exames para analisar a quantidade de vírus onde serão disputados os Jogos Olímpicos de 2016.

Esta preocupação começou por conta de uma matéria da agência de notícias AP, que aponta o "sério risco" dos atletas contraírem doenças por conta da alta quantidade de vírus acumuladas nas águas cariocas, que estariam contaminadas por fezes humanas.

"OMS pediu ao COI para alargar sua base científica de indicadores e incluir vírus. A avaliação de riscos deve ser revista em conformidade, enquanto se aguardam os resultados de uma análise mais profunda. O Comitê Organizador Local do Rio e o COI são chamados a seguir recomendações da OMS sobre o tratamento de resíduos domésticos e hospitalares", disse a OMS, em resposta para a AP.

Além da Organização Mundial de Saúde, a Federação Internacional de Vela (ISAF, em inglês) também se mostrou preocupada com a situação da Baía de Guanabara. Peter Sowrey, presidente da entidade, já está a procura de alguém que consiga realizar testes independentes que possam garantir a saúde dos atletas.

"Nós vamos encontrar alguém que possa fazer para nós testes que consigam cobrir tudo que precisamos saber sobre a presença de vírus e bactérias. Quero garantir que todos que vão para a água estejam o mais seguro possível", revelou.

Topo