! Atletas da ginástica são afastados da seleção após caso de racismo - 21/05/2015 - UOL Olimpíadas

Vídeos

Atletas da ginástica são afastados da seleção após caso de racismo

Do UOL, em São Paulo

A Confederação Brasileira de Ginástica afastou por 30 dias os atletas Arthur Nory Mariano, Fellipe Arakawa e Henrique Flores. Os três ginastas participaram de vídeo publicados nas redes sociais em que ironiza o colega de seleção brasileira Angelo Assumpção por ser negro.

O afastamento dos ginastas pode se estender até uma decisão final do caso. Eles também perderão por esse prazo o recebimento de incentivos financeiros e o Bolsa-Atleta.

"Afastar preventivamente da seleção nacional e eventos nacionais e internacionais, e suspender a concessão de bolsas e incentivos financeiros pelo prazo de 30 (trinta) dias, ou até decisão final sobre o caso pela CBG e STJD da Ginástica, os atletas da seleção de Ginástica Artística Masculina, Srs. Arthur Nory Oyakawa Mariano, Fellipe Arakawa Ferreira e Henrique Flores", apresentou texto.

Os três fizeram piadas com a cor do companheiro em vídeo gravado em Portugal na última semana e veiculado pelo jornal O Globo.

Coordenador técnico da equipe nacional, Leonardo Fincoestava com os atletas em Portugal e logo após a divulgação do vídeo e a repercussão na mídia chamou Nory, Flores e Arakawa para uma conversa particular, na qual deu um puxão de orelhas. Depois reuniu membros da comissão técnica para explicar o ocorrido e, por fim, chamou toda a equipe para esclarecer a situação.

Após este encontro, Nory publicou em seu perfil no Instagram um vídeo e um texto se desculpando pelas piadas. Flores, Arakawa e o próprio Angelo gravaram depoimentos.

"Partiu deles a iniciativa de fazer o vídeo, quando viram a repercussão e a reação das pessoas se deram conta da bobagem que haviam cometido. Eu, como chefe da delegação, aconselhei que era importante eles escreverem formalmente uma desculpa pública. E fizeram isso de imediato", disse Finco.

"Quero deixar claro que o ocorrido de nenhuma maneira reflete o nosso trabalho e o espírito de equipe que temos na seleção", completou o coordenador.

Topo