Vídeos

Anderson Silva disputará seletiva de taekwondo para a Olimpíada de 2016

Guilherme Costa

Do UOL, no Rio de Janeiro

Anderson Silva vai brigar por uma vaga na equipe brasileira de taekwondo para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, em 2016. Nesta quarta-feira (22), o presidente da Confederação Brasileira da modalidade (CBTKD), Carlos Fernandes, confirmou que o "Spider" participará de seletiva nacional na categoria pesado, para atletas acima de 80 quilos. A data da qualificação ainda não foi definida, mas o processo será aberto - independentemente de ranking, portanto - e terá início em janeiro.

"Quero comunicar a todos que o Anderson Silva fará parte das seletivas e que os melhores desse processo vão disputar as Olimpíadas. Sabemos da performance, do potencial dele, e eu entendo que o Anderson é um ícone e uma referência dentro das artes marciais. É uma honra muito grande o nosso esporte receber um atleta desse porte", disse Fernandes em entrevista coletiva.

Como sede dos Jogos Olímpicos, o Brasil pode indicar quatro lutadores para a disputa do taekwondo (dois no masculino e dois no feminino). A definição dos nomes cabe à CBTKD, que também é responsável por indicar as categorias desses atletas. A entidade tem até 31 de dezembro para dizer em quais pesos pretende ser representada.

Até aqui, a CBTKD só estipulou que indicará um atleta no pesado masculino. Quando soube dessa determinação, o estafe de Anderson Silva procurou a entidade e anunciou a intenção do lutador de participar do processo. Ele será auxiliado pela confederação, que montará programas de treinos para facilitar a adaptação à modalidade.

"Nós sabemos que marketing é caro - ainda mais aqui no Brasil. Esse desejo do Anderson foi uma loteria. Nós ganhamos na Megasena. Está sendo bom para os dois, e nós estamos precisando disso. Sabemos que patrocínio é uma coisa complicada e que nós vivemos no país do futebol", completou Fernandes.

O taekwondo foi a primeira arte marcial praticada por Anderson Silva, 40, que treinou a modalidade dos sete aos 17 anos. "É algo que eu sempre quis fazer, mas não havia a possibilidade porque meus compromissos estavam muito ativos dentro do UFC. Agora eu tenho essa oportunidade", comentou o lutador.

Atualmente, Anderson aguarda julgamento por ter sido flagrado em exame antidoping no UFC, principal circuito de MMA do planeta. A prova aconteceu em janeiro, mas ainda não há uma data para que a comissão atlética e posicione sobre o futuro do lutador.

"Estou respeitando todo o processo que está acontecendo. Meu julgamento foi adiado de novo, mas não fui eu que pedi. Foi um pedido dos meus advogados, mas eu não sei por quê. Aí me perguntam por que eu não falo. Porque eu não sei. Vou esperar a comissão decidir quando vai ser o julgamento, e os advogados, junto com os médicos que a gente contratou, vão levar os exames para dizer o que aconteceu. A comissão pode me impedir de participar dos Jogos, mas é algo que eu acho que não vai acontecer. São duas coisas bem distantes, mas eu vou respeitar se houver esse veto", explicou Anderson.

"Eu não estou preocupado. Já li algumas reportagens sobre o assunto [doping], vi alguns colegas se manifestando, e até o nosso presidente [Carlos Arthur] Nuzman foi claro. Não vejo preocupação, até porque ele ainda está num processo de julgamento. A gente não pode julgar ninguém antes disso. Além do mais, o que aconteceu com o Anderson não tem nada a ver com Olimpíada. Para mim, não vai influenciar em nada", adicionou o presidente da CBTKD.

Enquanto isso, Anderson já começou a treinar taekwondo. Ele deve montar base no Rio de Janeiro a partir de maio, e a ideia é trabalhar até oito horas por dia apenas na modalidade. Lutador e CBTKD também já conversaram sobre a possibilidade de o "Spider" viabilizar campings para a seleção brasileira da modalidade - ele faria a intermediação com patrocinadores e participaria das atividades.

"Estou sempre treinando, e o treino inclui estudar muito. O esporte mudou, e eu não parei de observar, assistir, saber o que está acontecendo. Sempre coloquei golpes de taekwondo nas minhas lutas. Vai haver um treino de adaptação que eu já estou fazendo, mas agora vai ser mais específico por causa do colete e de outras coisas. Vai haver a dificuldade de adaptação, mas é um desafio que eu estou disposto a enfrentar. Até mesmo se for para passar vergonha", afirmou o lutador.

"Sou realista e sei que as condições que eu tenho hoje de participar de qualquer competição estão muito distantes. Tenho de me preparar para isso, ganhar velocidade e aprender a usar o equipamento, mas a expectativa é grande. Você nunca pode deixar de acreditar. Sempre acreditei, e não vai ser agora que eu vou deixar. O não eu já tenho, derrotas eu já tenho, e o máximo que vai acontecer é não conseguir", completou Anderson.

O principal rival de Anderson na seletiva será Guilherme Cezário Félix. Ele é o melhor atleta do país na categoria acima dos 80 quilos e o 17º do ranking mundial.

Presidente do Comitê Olímpico do Brasil e do Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos, Carlos Arthur Nuzman não fez nenhuma objeção quanto à presença do Spider na seletiva.

"Eu gostaria de ver os melhores atletas do mundo participando (da Olimpíada). E se o Anderson for, cumprindo tudo o que tem que cumprir, e ele se classificar, porque o presidente da CBTkd deixou muito claro que ele não vai ganhar de presente, ele se classificando, será um prazer muito grande ver mais um atleta brasileiro de renome nos Jogos”, disse.

 

Topo