Vídeos

SP deve ter futebol olímpico em 2 estádios. Itaquerão está garantido

Friedemann Vogel/Getty Images
Itaquerão receberá jogos da Olimpíada. Morumbi e Allianz Parque podem ser 2ª sede imagem: Friedemann Vogel/Getty Images

Vinicius Konchinski

Do UOL, no Rio de Janeiro

Dois estádios de São Paulo devem receber jogos de futebol da Olimpíada. O Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 indicou à Fifa que duas arenas paulistanas sejam usadas no torneio olímpico do esporte. Caberá, agora, a entidade máxima do futebol ratificar essa decisão.

São Paulo é subsede garantida do torneio de futebol da Olimpíada. O Itaquerão, estádio usado na Copa do Mundo de 2014, já foi aprovado para receber jogos da competição. Morumbi e Allianz Parque disputam entre si o direito de também receber partidas durante os Jogos.

Durante a candidatura do Rio de Janeiro à sede das Olimpíada, em 2009, o São Paulo Futebol Clube chegou a firmar um acordo com os organizadores do evento para que o Morumbi fosse usado nos Jogos Olímpicos. Naquela época, porém, a expectativa era que o estádio também fosse usado na Copa do Mundo, o que não aconteceu.

De lá para cá, o Morumbi não passou por nenhuma grande reforma. Já o Palmeiras reconstruiu completamente seu estádio e hoje tem uma arena considerada uma das mais modernas do país, o que agrada a Fifa.

A decisão final sobre os locais das partidas de futebol da Olimpíada, contudo, deve ser anunciada só no dia 16 de março. Nesta data, a Fifa reúne seu Comitê Organizador para torneio de futebol da Olimpíada.

Esse mesmo comitê vai definir se Manaus vai mesmo receber jogos da Olimpíada. Apesar de organizadores da Rio-2016 indicarem a cidade como sede, a Fifa já se opôs a ideia.

O Rio de Janeiro, sede da Olimpíada, também deve ter jogos de futebol em dois estádios: Maracanã e Engenhão. Belo Horizonte terá partidas no Mineirão; Brasília, no Mané Garrincha; e Salvador, na Fonte Nova.

Topo