Vídeos

Fifa contraria Rio-2016 e se opõe a Manaus como sede do futebol olímpico

Portal da Copa
Rio-2016 quer jogos de futebol na Arena Amazônia. Fifa é contrária imagem: Portal da Copa

Rodrigo Mattos e Vinicius Konchinski*

Do UOL, no Rio de Janeiro

A Fifa é contra a inclusão de Manaus na lista de sedes do torneio de futebol da Olimpíada de 2016. Minutos depois de o Comitê Organizador dos Jogos Olímpicos Rio-2016 indicar a capital do Amazonas para ser um local de competição do torneio, a entidade manifestou-se dizendo que não pretende levar partidas à cidade.

Em comunicado, a Fifa informou que "não considera Manaus como uma primeira opção adequada como local de competição" (leia mais abaixo). A entidade destacou que, na Olimpíada, deseja que os jogos de futebol sejam realizados em locais próximos ao Rio de Janeiro. Manaus fica a cerca de 4.000 km do Rio.

"A preferência da Fifa tem sido sempre por distâncias curtas entre os outros locais de competição e a Cidade Olímpica do Rio de Janeiro, para permitir que as equipes participantes tenham a melhor experiência olímpica possível", explicou a Fifa, falando sobre sua oposição a Manaus.

A entidade máxima do futebol ressaltou, porém, que essa posição não é definitiva. A decisão sobre as sedes do torneio olímpico de futebol será tomada no dia 16 de março, durante uma reunião do Comitê Organizador da Fifa para a Olimpíada.

Até lá, autoridades de Manaus devem trabalhar para mudar a opinião da Fifa sobre a participação da cidade na Olimpíada. Nesta quinta-feira, o prefeito Arthur Virgílio afirmou que criou uma relação pessoal com o presidente da Fifa, Joseph Blatter, durante a Copa do Mundo de 2014. Ele disse que deve conversar com Blatter e tentar convencer ele e outros membros da Fifa a respeitar a indicação encaminhada pelo Comitê Organizador Rio-2016.

"Essa indicação teve um critério", disse Virgílio. "Queremos que o critério seja respeitado. Vamos trabalhar para isso."

Vale lembrar que o presidente da CBF (Confederação Brasileira de Futebol), José Maria Marin, é favorável a inclusão de Manaus na lista de sedes olímpicas. Marin é aliado de Marco Polo Del Nero, que é membro da Fifa e presidente do Comitê Organizador da entidade para a Olimpíada. Presidente eleito da CBF, Del Nero também tende a apoiar a inclusão de Manaus na Olimpíada de 2016.

Já o secretário-geral da Fifa, Jérôme Valcke, é contra a inclusão de Manaus no torneio. Valcke já declarou que a distância é um problema para que a capital do Amazonas receba jogos de futebol da Olimpíada.

Anúncio antecipado

Na quarta-feira, o governador do Amazonas, José Melo, chegou a anunciar que Manaus seria, sim, sede do torneio olímpico de futebol. Ele disse que já havia recebido uma confirmação do COI (Comitê Olímpico Internacional) neste sentido.

Nesta quinta, o presidente do Comitê Rio-2016, Carlos Nuzman, ratificou que isso ainda depende da Fifa. "Nós ficamos muito contentes de indicar Manaus. Estamos encaminhando à Fifa. Agora, nos aguardaremos."

Dois estádios no Rio

A Fifa informou em sua nota ainda que apoia que o torneio de futebol olímpico seja disputa em dois estádios do Rio de Janeiro. O Maracanã já havia sido confirmado como local de competição. O Engenhão, agora, deve ser incluído nessa lista. "A Fifa recebe com satisfação a escolha de dois estádios no Rio de Janeiro", declarou.

Nem o Comitê Rio-2016 nem a Fifa informaram qual o estádio de São Paulo deve ser usado no torneio. A entidade máxima do futebol declarou, entretanto, que apoia a utilização das arenas da Copa do Mundo de 2014. Neste caso, o Itaquerão surge como o favorito. "A Fifa sempre reiterou que faria sentido usar estádios da Copa do Mundo já que toda a infraestrutura já está pronta", informou.

Além de Manaus, o Comitê Organizador Rio-2016 indicou para sede dos jogos de futebol: São Paulo, Belo Horizonte, Salvador e Brasília. O Rio é sede garantida.

Leia a posição da entidade:

"A FIFA recebe com satisfação a escolha de dois estádios no Rio de Janeiro, entretanto, não considera Manaus como uma primeira opção adequada como local de competição. A proposta será agora discutida na próxima sessão do Comitê Organizador da FIFA para os torneios olímpicos de futebol, que acontece na sede da FIFA em Zurique, no dia 16 de março de 2015. A FIFA não está em posição de comentar mais a respeito até que o encontro ocorra."

"De um modo geral, a FIFA sempre reiterou que faria sentido usar estádios da Copa do Mundo da FIFA já que toda a infraestrutura já está pronta. Dado que o torneio olímpico de futebol dura apenas duas semanas, a preferência da FIFA tem sido sempre por distâncias curtas entre os outros locais de competição e a Cidade Olímpica do Rio de Janeiro, para permitir que as equipes participantes tenham a melhor experiência olímpica possível."

*Atualizada às 14h20

Topo