UOL Paraolimpíadas 2008 A Competição
 

De Stoke Mandeville a Pequim: a evolução paraolímpica

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Atualmente, os Jogos Paraolímpicos são a competição de elite para os atletas com deficiência, que hoje são vistos mais por suas conquistas do que debilitações. O número de participantes paraolímpicos cresceu assustadoramente desde os Jogos de Roma-1960, passando de 400 atletas de 23 países para 3806 atletas de 136 países em Atenas-2004.

O neurologista Ludwig Guttman pode ser considerado o fundador dos Jogos Paraolímpicos. O britânico foi o idealizador da competição e não economizou esforços para colocá-la em prática.

As Paraolimpíadas foram disputadas pela primeira vez em Roma-1960. Entretanto, 12 anos antes, uma outra competição internacional envolvendo atletas deficientes físicos foi realizada, podendo ser vista como o embrião dos Jogos Paraolímpicos.

Em 1948, na pequena cidade inglesa de Stoke Mandeville, Guttman organizou um torneio envolvendo 16 atletas veteranos de guerra, que sofreram seqüelas durante o conflito. Na mesma época, em Londres, o mundo assistia aos Jogos Olímpicos e Guttman planejava unir as duas competições. Quatro anos depois, alguns atletas holandeses disputaram a competição organizada por Guttman, que passou a ser chamada de Jogos Internacionais de Stoke Mandeville.

O sonho olímpico de Guttman só se tornaria realidade em 1960, quando Antonio Maglio, diretor do Centro de Lesionados Medulares de Ostia (Itália), propôs que os Jogos Internacionais de Stoke Mandeville fossem disputados em Roma, logo após a Olimpíada.

A idéia foi bem recebida pelos organizadores dos Jogos Olímpicos de Roma e, dias após encerrada a competição, Carla Gronchi declarou iniciados os primeiros Jogos Paraolímpicos, com a participação de 400 atletas de cadeiras de rodas de 23 países.

Apesar do sucesso em Roma-1960, a Paraolimpíada foi desprezada nas décadas seguintes, chegando a ser disputada em locais diferentes dos das Olimpíadas. Em 1984, por exemplo, a competição foi dividida entre duas cidades. Em Nova York, ocorreram provas das modalidades amputados, paralisia cerebral e deficiência visual. Os atletas cadeirantes competiram em Stoke Mandeville.

A partir de Seul-1988, as Paraolimpíadas voltaram a ser disputadas nos mesmos locais das Olimpíadas. Desde então, a competição é parte obrigatória do planejamento dos organizadores.

Compartilhe: