Reuters

Chana: tricampeã do Pan

O handebol só chegou ao Brasil depois da 1ª Guerra Mundial, trazido pelo grande número de imigrantes alemães que desembarcavam no país. A primeira entidade organizada foi a Federação Paulista, fundada em fevereiro de 1940. Em 1954, ela oficializou o handebol de quadra, realizando o 1º Torneio Aberto, disputado ao lado do campo de futebol do Pinheiros. Para este campeonato foi montado um campo de jogo de 40 x 20 metros, com traves de madeira.

A modalidade interessou a Confederação Brasileira de Desportos, que criou um departamento de handebol, divulgando o esporte para o resto do país.

A seleção brasileira masculina participou de três Olimpíadas: Barcelona-1992, Atlanta-1996 e Atenas-2004. Nos dois primeiros casos a vaga foi obtida fora das quadras, com a desistência, por motivos financeiros, de Cuba e o Brasil ocupando o seu lugar, por ser vice-campeão pan-americano. A estréia nas Olimpíadas, na Espanha, não foi boa: a seleção perdeu todos os jogos e ficou em último lugar. Nos Estados Unidos, o desempenho foi um pouco melhor e o país conseguiu a 11ª colocação, além da sua primeira vitória nos Jogos: 31 a 25 sobre o Kuait.

Em Sydney-2000, fazendo sua estréia em Olimpíadas, a seleção feminina, treinada por Digenal Cerqueira, atingiu o objetivo traçado inicialmente pela comissão técnica: ganhar o jogo de estréia contra a Austrália. Com a vitória, o Brasil conquistou vaga para a fase seguinte da competição, colocando-se em quarto lugar no grupo A. Após a partida contra as donas da casa, o Brasil foi derrotado nos seis jogos seguintes, mas acabou na oitava posição.

Já em Atenas, a seleção feminina conseguiu superar o desempenho anterior, encerrando a participação na sétima colocação, após passar da primeira fase, ser eliminada pela Coréia do Sul nas quartas-de-final, e posteriormente perder da Hungria e bater a China no “torneio de consolação”. Os homens também conseguiram seu melhor desempenho nos Jogos, com a décima colocação, além de conquistarem a primeira vitória olímpica na história, contra o Egito, quarto colocado no Mundial de 2001.

Aposta gringa

No ciclo olímpico rumo a Pequim, a Confederação Brasileira de Handebol (CBHb) apostou na renovação de suas comissões técnicas, com a contratação dos espanhóis Juan Oliver (feminino) e Jordi Ribeira (masculino). O trabalho de ambos atinge não só as equipes adultas, mas as divisões de base, na criação de novos jogadores.

O primeiro resultado positivo foi no Pan do Rio. As duas equipes conquistaram o ouro, repetindo feito de Santo Domingo-2003 e assegurando vaga para os Jogos de Pequim.