Brasileiros no Pan em 2007

Esporte disputado desde a primeira Olimpíada, o ciclismo chegou ao Brasil no fim do século 19. Em 1895, foi inaugurado em São Paulo o velódromo do Clube Atlético Paulistano, local das principais provas que aconteceram na época. Só depois surgiram outras opções, como o Clube Brasil, o Ciclo Clube Ardanuy e o Bom Retiro.

A necessidade por uma maior organização culminou com a fundação da Federação Paulista de Ciclismo em 1925. Mesmo assim, a modalidade ainda não estava consolidada, recebendo maior fôlego com a criação da 9 de julho, a mais tradicional competição da modalidade, que nasceu em 1933 e é disputada até hoje.

A evolução interna nos anos seguintes fundou as estruturas para que os resultados internacionais começassem a aparecer na década de 50. Cláudio Rosa foi o primeiro a levar o nome do Brasil no exterior. Em 1952, venceu o Torneio Ciclístico Internacional, em Assunção, no Paraguai. Dois anos depois, ele faturou o Campeonato Americano de Resistência.

No entanto, o principal triunfo aconteceu apenas em 1959. No Pan-Americano de Chicago, Anesio Argenton conquistou o primeiro lugar na prova do quilômetro contra o relógio, assegurando a única medalha de ouro brasileira da modalidade na história da competição. Na edição seguinte, em São Paulo, Argenton não conseguiu repetir seu desempenho, mas voltou a subir ao pódio com um bronze na mesma prova.

Nos Jogos Olímpicos, em que o Brasil não possui nenhuma medalha, as melhores performances também foram de Argenton. Depois de estrear na Olimpíada em 1936, o país alcançou resultados mais marcantes em 1956, em Melbourne, e 1960, em Roma.

Na Austrália, Argenton terminou na nona colocação na prova de velocidade. Já na Itália, obteve desempenho que ainda não foi igualado no país: uma quinta posição também na velocidade e um sexto lugar nos 1.000 metros contra o relógio.

Entre os classificados para Pequim, o grande destaque é Luciano Pagaliarini, profissional na Europa e medalha de bronze no Pan do Rio. O técnico da equipe será o ex-ciclista Mauro Ribeiro, único brasileiro a vencer uma etapa na tradicional Volta da França.

Como fica evidente pelos resultados, o ciclismo brasileiro é predominantemente de estrada. Sem estrutura, o Brasil possui hoje poucos velódromos para treinamento e o único em nível internacional é o do Rio de Janeiro, construído para o Pan-Americano do ano passado.