Vampiros

Em Los Angeles-1984, o técnico da seleção norte-americana, Eddie Borysewicz, usava um expediente no mínimo macabro para fortalecer seus atletas: a autotransfusão de sangue. Dias antes das competições, os atletas tiravam sangue e este era congelado para que, momentos antes da prova, fossem recolocados nas veias dos ciclistas com um teor de hemoglobina em circulação maior, o que amplia a resistência. O estranho procedimento deu resultados e os norte-americanos bateram os europeus e conquistaram quatro medalhas de ouro, três de prata e duas de bronze.

Olha o trem!

Os Jogos de Antuérpia-1920 reservaram um momento curioso. Com um território pequeno e recortado por trilhos, os belgas não tiveram outra opção para realizar o percurso de estrada. Os competidores teriam que cruzar as linhas de trem, mas o transporte do país não podia parar. Restou aos fiscais pararem os ciclistas quando o trem se aproximasse e contar os minutos de espera. O vencedor da prova de estrada foi o sul-africano Henry Gustav Kaltenbrun, que acabou perdendo a medalha quando os organizadores descobriram que o sueco Harry Stenqvist havia perdido mais de quatro minutos aguardando um trem passar.

Espírito olímpico

Atenas-1896 reservou um fato dignamente olímpico. Nos 100 km de estrada, o francês Léon Flameng e o grego Georgios Kolettis foram os únicos a completar a prova. Quando ostentava uma vantagem de três voltas sobre Kolettis, Flameng viu que a bicicleta de seu rival havia quebrado. Ele parou e esperou que o grego voltasse à competição. No entanto, quando o francês sofreu uma queda, Kolettis não repetiu a atitude de seu adversário e continuou correndo. Mesmo assim, Flameng venceu com uma vantagem de sete voltas. A prova não teve um medalhista de bronze e o francês foi quem ganhou mais medalhas na modalidade.

VOCÊ SABIA?
  • Único brasileiro a vencer uma etapa da Volta da França, Mauro Ribeiro ganhou medalha de bronze no Pan de 1983, em Caracas, na disputa de perseguição por equipes, ao lado de Hans Fischer e Antonio Hunger. Os Estados Unidos ficaram com ouro, e Cuba, com a prata.
  • Em Paris-1900, os franceses desprezaram aquela que viria a ser a modalidade em que mais ganhariam medalhas na história olímpica. Os parisienses organizaram apenas duas provas de ciclismo. Saint Louis-1904 foi um caso à parte. Sem a presença de competidores europeus, coube aos donos da casa arrebatar todas as medalhas.
  • Na Cidade do México-1968, a medalha de prata na prova contra o relógio foi conquistada pela equipe da Suécia. O curioso é que a equipe escandinava era integrada por quatro irmãos: Erik, Gosta, Sture e Thomas Pettersson.
  • Em Munique-1972, na prova de estrada, quatro atletas do Exército Republicano Irlandês (IRA) se infiltraram na corrida para protestar pela participação da Federação Ciclística Irlandesa. Um dos integrantes do IRA tentou, inclusive, empurrar um dos corredores irlandeses para dentro de uma vala. Os quatro integrantes do IRA acabaram presos
  • Em Londres-1908, os ingleses promoveram a estréia da bicicleta tandem, em que dois competidores pedalam juntos. As provas de tandem só viriam a ser abolidas em Montreal-1976.
  • Para vencer a prova de estrada em Estocolmo-1912 o sul-africano Rudolph Lewis levou 10h42min para percorrer os 320 km. Nunca uma prova da modalidade levou tanto tempo para ser concluída. Esta também foi a única vez que um ciclista da África ganhou a medalha de ouro em Olimpíadas.
  • Coube aos Jogos de Roma-1960 o momento mais trágico do ciclismo em uma Olimpíada. O dinamarquês Knud Jensen caiu durante a prova de estrada, fraturou o crânio e morreu. Pensou-se que o motivo da queda teria sido o escaldante sol italiano, mas a necrópsia confirmou que o atleta havia se dopado com ronicol, estimulante de circulação.
  • O inglês Chris Boardmam simplesmente voou na prova de perseguição individual em Barcelona-1992. Usando uma bicicleta fabricada pela equipe Lotus, da F-1, que misturava fibra de carbono, resina e fibra de vidro, Boardmam ultrapassou, na disputa pela medalha de ouro, o alemão Jens Lehmann. O fato que nunca havia ocorrido na prova contra o relógio desde sua inclusão nos Jogos, em Tóquio-1964