UOL Olimpíadas 2008 Modalidades Olímpicas
 

Beisebol

27/08/2008 - 13h29

Adeus olímpico de beisebol e softbol conta com hegemonias quebradas

Do UOL Esporte

Em São Paulo

Era esperado que a última participação do beisebol e do softbol nas Olimpíadas contasse com o domínio das potências que comandaram as modalidades ao longo dos anos. Tal confirmação, no entanto, não aconteceu em Pequim e ambos os esportes testemunharam o nascimento de duas forças, Japão e Coréia do Sul, justamente na despedida das disputas dos Jogos.

AP/Amy Sancetta
Norte-americanas largam os sapatos como forma de protesto à despedida do softbol
VEJA COMO FUNCIONA O SOFTBOL
VEJA COMO FUNCIONA O BEISEBOL

O lugar mais alto do pódio no beisebol sempre foi dividido por Cuba (com três ouros) e Estados Unidos (com um). Contudo, neste ano foi a vez das duas nações pararem diante da surpreendente Coréia do Sul. Equipe de melhor campanha na primeira fase, o país foi absoluto na competição, com nove vitórias em nove partidas.

Cuba bem que tentou frear a arrancada dos asiáticos na decisão, sem sucesso. Os dois times começaram marcando logo no primeiro inning. Os coreanos saíram na frente com um home run de Seungyuop Lee, que permitiu duas corridas para a equipe. Na posse do taco, Cuba respondeu com o home run de Michel Enriquez, que diminuiu a diferença para uma corrida.

Os pontos voltaram a ser marcados somente no sétimo inning. O primeiro a alterar o placar foi Yongkyu Lee, com uma bela rebatida à esquerda que permitiu a corrida Jinman Park. Em seguida, Cuba acertou o seu segundo home run da partida, com Alexei Bell, reduzindo outra vez a diferença no placar para apenas um ponto.

No último inning, entretanto, os coreanos mostraram porque chegaram à final com uma campanha invicta nas Olimpíadas. A defesa sólida dos asiáticos sustentou a pressão cubana e com um double play eliminou os dois homens na base, fechando a partida em 3 a 2.

A exemplo do beisebol, o softbol também teve sua maior força, os Estados Unidos, derrotados na decisão. Donas das três medalhas de ouro já disputadas nas Olimpíadas, as norte-americanas caíram diante das japonesas por 3 a 1 e pela primeira e última vez encerraram os Jogos na segunda posição.

O beisebol e o softbol, esportes com poucas diferenças nas regras, serão excluídos a partir de Londres-2012 devido à necessidade de eliminar algumas modalidades, segundo o COI (Comitê Olímpico Internacional). De acordo com a entidade, os dois teriam jogos muito longos, praticado por poucos países e sempre com as mesmas nações no pódio.

Compartilhe: