A primeira semifinal do torneio olímpico de vôlei de praia masculino está definida. Nesta segunda-feira, os brasileiros Renatão e Jorge, que representam a Geórgia com o nome de Geor e Gia, surpreenderam a dupla holandesa formada por Nummerdor e Schuil, e venceram por 2 sets a 0, com um duplo 21-19. Antes, os norte-americanos Rogers/Dalhausser bateram os alemães Klemperer/Koreng também por 2 sets a 0, com 21-13 e 25-23, e são os adversários da Geórgia nas semifinais da modalidade.
Os brasileiros naturalizados começaram o jogo surpreendendo os adversários, equilibrando a partida contra um time que ainda não havia perdido na competição. Com um forte bloqueio, Renatão deixou o jogo igual na metade do set (13-13). Com grande defesa e, após rali bastante disputado, Jorge colocou a dupla da Geórgia finalmente na frente do placar, com 15 a 14.
A partir do final da parcial, a força de ataque da dupla Geor/Gia foi decisiva. Bem nos saques e ataques, os brasileiros deram trabalho aos holandeses, que não conseguiram resistir ao poder ofensivo dos adversários, que fecharam em 21 a 19.
O bloqueio foi a principal arma da Geórgia no início do segundo set. Renatão e Jorge conseguiram se manter na frente do placar até o sexto ponto, quando Nummerdor e Schuil passaram à frente (7-6). No entanto, os holandeses não conseguiram manter o bom momento.
Um lance incrível demonstrou bem a sorte da dupla da Geórgia em quadra. Renatão foi bloqueado, mas a bola voltou na cabeça do brasileiro e caiu na quadra holandesa. Com sorte e competência, Renatão e Jorge fecharam o jogo novamente com a parcial em 21 a 19. Após o triunfo, Jorge foi ao lugar mais alto da arena para comemorar a passagem da dupla à semifinal.
Na manhã desta segunda, a outra semifinal da modalidade será definida, com duas duplas brasileiras em quadra. Márcio/Fábio Luiz pega os austríacos Gosch e Horst, às 9h. Em seguida, Ricardo e Emanuel irão disputar a outra vaga para a próxima fase contra a dupla norte-americana Gibb/Rosenthal.