O chinês Liu Xiang, maior esperança de medalhas do país-sede dos Jogos Olímpicos no atletismo, não está totalmente preparado para defender seu título olímpico nos 110 m com barreiras. A estrela da China está tendo de lidar com uma inflamação em um tendão do joelho enquanto se prepara para a prova, que será disputada a partir da noite deste domingo (horário de Brasília).
Xiang, que está com 25 anos, declarou o incômodo em seu site oficial. Nas últimas semanas o ex-recordista da prova, com 12s88 - marca superada em um centésimo pelo cubano Dayron Robles -, tem treinado em reclusão e sua ausência gerou dúvida na torcida chinesa em saber se ele estará totalmente preparado para a competição.
A lesão no tendão já vem sendo sentida há meses, mas o atleta voltou a ter dores após o treino de sábado, que incluiu tanto a parte física quanto a técnica de sua especialidade. Atendido pelos médicos a recomendação foi para que ele passasse por sessões de massagem e alongamento. Por precaução, os treinamentos que seriam realizados neste domingo foram cancelados.
No entanto, seu técnico de longa data, Sun Haiping, disse que as dores do velocista não o preocupam, apesar de admitir que Xiang tem de estar 100% para brigar pelo ouro. "Para a final, você tem de competir com toda a intensidade. Se a dor não for amenizada efetivamente, com certeza afetará a prova", afirmou o treinador.
Nesta temporada, Xiang fez poucas provas e ainda viu seu recorde mundial ser batido. Segundo seu técnico afirmou nas últimas semanas, o campeão olímpico estava quase pronto para competir, faltando apenas acertar detalhes técnicos. A meta é que o chinês corra abaixo dos 12s90, para garantir a vitória contra seu adversário cubano em uma provável final.