O brasileiro Paulo Carvalho avançou para as quartas-de-final da categoria mosca ligeiro (até 48 kg) do boxe masculino dos Jogos Olímpicos de Pequim. Carvalho venceu o ganês Manyo Plange por 21 a 12 em luta realizada neste sábado no Ginásio dos Trabalhadores.
Carvalho, porém, terá um adversário complicado na próxima rodada. O brasileiro irá encarar o cubano Yampier Hernandez, que venceu o ucraniano George Chygayev por 21 a 3 nas oitavas-de-final.
Mas se o brasileiro passar por este adversário já terá a medalha de bronze garantida, pois no boxe olímpico não existe disputa pelo terceiro lugar.
Desta forma, Carvalho se iguala ao seu compatriota Washington Silva (categoria meio-pesado - até 81 kg), que luta na próxima terça-feira por uma vaga nas semifinais da competição.
O combate começou franco, com os dois pugilistas procurando marcar pontos a qualquer custo. O brasileiro chegou a abrir 4 a 1, mas logo deixou a vantagem cair para dois (5 a 3).
Logo no início do segundo round, Paulo Carvalho voltou a abrir boa vantagem de cinco pontos, mas permitiu a reação do ganês, que o empurrou sobre as cordas e começou a desferir vários golpes. A vantagem foi reduzida para 9 a 8, e o juiz chegou até a abrir contagem, no pior momento do brasileiro na luta.
Com diretos, o brasileiro melhorou no penúltimo round e abriu vantagem contra Manyo Plange. A luta ficou paralisada por alguns momentos após a proteção da cabeça do ganês cair. Paulo Carvalho aplicou bem os golpes sobre o ganês Manyo Plange no último round e confirmou a vitória por 21 a 12.