UOL Olimpíadas 2008 Notícias

15/08/2008 - 10h39

EUA vencem fácil e se garantem nas quartas do basquete feminino

Do UOL Esporte
Em São Paulo
Os Estados Unidos confirmaram o favoritismo no basquete feminino nestas Olimpíadas e venceram a Espanha no último jogo da quarta rodada nesta sexta-feira. O placar de 93 a 55 garantiu as norte-americanas na segunda fase com uma rodada de antecipação. Mesmo com a derrota, a Espanha tem boas chances de classificação, já que enfrenta na última rodada a equipe de Mali, pior colocada do Grupo B.

Os Estados Unidos entraram em quadra com a melhor campanha do Grupo B, com três vitórias em três partidas. A equipe que conseguiu chegar mais próxima das norte-americanas em placar foi a China, que perdeu por 97 a 57 na segunda rodada. Já as espanholas vinham com duas vitórias e uma derrota - na estréia para a China - no torneio.

As norte-americanas não tomaram conhecimento das espanholas no primeiro quarto da partida. Nos seis minutos iniciais, os Estados Unidos já venciam por dez pontos. A diferença ainda subiu para quinze, mas no final do quarto a Espanha reagiu e tirou a desvantagem para cinco pontos (22 a 17). Em dois minutos, Anna Montana acertou duas cestas de três e Amaya Valdemoro contribuiu com mais uma.

A Espanha manteve o ritmo do final do primeiro quarto e conseguiu seguir de perto as norte-americanas no placar. Enquanto as espanholas contavam com a mão certeira da armadora Nuria Martinez, que fez sete pontos no período, os Estados Unidos tinham o talento de Lisa Leslie, autora de nove tentos no primeiro tempo, que terminou 39 a 34 a favor dos EUA.

Assim como no início do jogo, a Espanha pareceu sofrer um "apagão" em quadra no terceiro quarto e a seleção norte-americana se aproveitou para aumentar a diferença para 14 pontos em dois minutos. As espanholas só marcaram com mais de quatro minutos de bola rolando no terceiro período. Porém, diferente da primeira etapa, o time da Espanha não conseguiu reagir e terminou o terceiro período perdendo por 62 a 44.

No último quarto da partida, as norte-americanas continuaram sobrando em quadra. Enquanto a Espanha desperdiçava nos arremessos de quadra, os Estados Unidos respondiam com velocidade nos contra-ataques. Lisa Thompson, com 17 pontos, e Lisa Leslie com 14 ajudaram os Estados Unidos a terminarem 38 pontos à frente.

Compartilhe: